Os consumidores que compraram algum dos lotes de leite que sofreram adulteração em sua composição têm direito a troca do produto no supermercado onde adquiriu o produto. A orientação é da Associação´Gaúcha de Supermercados (AGAS). De acordo com a entidade, estão sendo enviados comunicados para que os supermercados suspendam imediatamente a venda dos lotes das marcas envolvidas - Líder/Bom Gosto, Italac, Mumu e Latvida.
Conforme a entidade, se o consumidor tiver estes produtos em casa, está no direito de solicitar a substituição no supermercado onde tenha feito a compra, ou a devolução do dinheiro. A AGAS afirma que é preciso mostrar comprovante de compra, mas o Procon-RS afirma que "por ser uma questão de ordem pública" os supermercados são obrigados a fazerem a troca.
Saiba Mais:
- Cadeia leiteira já foi tema de CPI na Assembleia Legislativa
- Oito pessoas são presas por adicionar substância cancerígena ao leite
- Empresa LatVida está proibida de comercializar qualquer produto derivado de leite a partir de hoje
- Ministério da Agricultura afirma que fabricantes têm como identificar leite adulterado
- Leite no Rio Grande do Sul já está livre de formol e ureia
- Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidor
- Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer
Entenda o caso
Oito pessoas foram presas na Operação Leite Compen$ado, realizada pelo Ministério Público (MP) em três regiões do Rio Grande do Sul. No início do ano, foi descoberta uma fraude que pode gerar sérios problemas de saúde. Estão adicionando água de poço, não tratada, e ureia no leite que é transportado do produtor para postos de resfriamento, antes de chegar na indústria. O problema é que na ureia foi constatado formol, substância que causa câncer. O risco é ainda maior porque atinge todos os derivados do leite e este produto adulterado é encaminhado também para São Paulo e Paraná.