Donald Trump está matematicamente eleito como o 47º presidente dos Estados Unidos. O republicano soma 277 delegados do Colégio Eleitoral, são necessários 270 no mínimo para a vitória. Em suas redes sociais, diversos líderes mundiais já cumprimentam o republicano, que está a um passo de ser eleito.
Emmanuel Macron (França)
Em seu perfil na rede social, O governante francês, Emmanuel Macron, felicitou o "presidente Donald Trump", afirmando que está disposto a trabalhar com o presidente eleito "com respeito e ambição".
"Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade", acrescentou o chefe de estado francês na rede social X.
Keir Starmer (Reino Unido)
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, parabenizou Donald Trump e disse que espera trabalhar com o republicano nos próximos anos.
"Como o mais próximo aliado, estaremos lado a lado na defesa dos nossos valores de liberdade e democracia"
Narendra Modi (Índia)
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, cumprimentou Donald Trump e disse esperar renovar a colaboração entre os dois países para fortalecer a Parceria Global e Estratégica Abrangente Índia-EUA.
"Juntos, vamos trabalhar pela melhoria de nosso povo e promover a paz, estabilidade e prosperidade globais", escreveu em seu perfil na rede social X.
Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, também felicitou Donald Trump e disse que seu retorno à Casa Branca ajudará a Aliança a se manter "forte".
"Sua liderança será novamente a chave para manter nossa Aliança forte. Estou ansioso para trabalhar com ele novamente para promover a paz através da força através de #NATO", publicou Rutte em sua rede social no X.
Volodymyr Zelensky (Ucrânia)
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também cumprimentou o republicano. Em seu perfil no X, o líder ucraniano disse esperar que Trump ajude a Ucrânia a conseguir "uma paz justa".
"Eu aprecio o comprometimento do Presidente Trump com a abordagem de “paz pela força” em assuntos globais. Este é exatamente o princípio que pode praticamente trazer a paz justa para a Ucrânia mais perto".
Benjamin Netanyahu (Israel)
O chefe de estado israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou o presidente eleito pelo "maior retorno da história!".
"Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e a América", escreveu em seu perfil no X.
Javier Milei (Argentina)
Em seu perfil no X, o presidente da Argentina, Javier Milei, parabenizou Donald Trump pela sua "formidável vitória eleitoral" e pediu ao republicano que ele faça a "América grande novamente".
"Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua tarefa", escreveu.