Correção: a Nova Zelândia fica na Oceania, e não na Europa como publicado entre as 17h44min do dia 22 de setembro e as 6h31min do dia 23 de setembro. O texto já foi corrigido.
Quase cem países estão envolvidos em confrontos além de suas fronteiras, aponta o Índice Global da Paz (GPI, na sigla em inglês que refere-se a Global Peace Index). O relatório, divulgado anualmente, ainda indica um dado preocupante: há 56 conflitos espalhados pelo mundo atualmente, o maior registro desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Anualmente, desde 2008, o estudo analisa 23 indicadores qualitativos e quantitativos para determinar o "nível de paz" dos países, divididos entre a segurança e proteção que o Estado oferece ao seu povo, o grau de militarização do país, a quantidade e magnitude de conflitos que a nação está envolvida. A partir disto, a pesquisa determina os países mais "pacíficos" e seguros para se viver.
Neste o ano o relatório aponta que "muitas das condições que precedem grandes conflitos estão mais elevadas do que em qualquer momento desde o fim da Segunda Guerra Mundial". O GPI aponta que a internacionalização dos confrontos, com quase cem países envolvidos em 56 disputas militares identificados pelo mundo, pode resultar no início de um conflito maior, similar ao que seria a Terceira Guerra Mundial.
Com base na análise, a pesquisa classifica o estado de paz dos países em cinco níveis: muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo. O ranking cobre 99,7% de toda a população mundial.
Os países mais pacíficos do mundo
A Europa é o continente mais pacífico, com oito dos 10 países presentes no top10. A Islândia lidera o ranking desde 2008, seguida pela Irlanda e Áustria, países que figuram entre os 10 primeiros desde a primeira edição do GPI.
O Índice aponta que o Oriente Médio e o norte da África são as regiões mais perigosas do mundo atualmente. A tensão entre palestinos e israelenses na faixa de Gaza, com recente ataque a dispositivos eletrônicos utilizados pelo grupo Hezbollah, que deixou ao menos 12 mortos no Líbano, tem influência direta.
Com estado de paz classificado como "baixo", o Brasil ocupa a 131ª colocação. O país manteve-se estável com relação ao último ano, sem evolução ou queda nos indicadores analisados pelo GPI. Considerando apenas países da América do Sul, o Brasil ocupa a nona posição, atrás de países como Equador (8º), Bolívia (4º), Peru (6º) e Paraguai (5º). A lista é liderada pela Argentina.
Abaixo, veja o top10 de países mais seguros do mundo:
- Islândia, na Europa: manteve os níveis de segurança estáveis com relação ao último ano;
- Irlanda, na Europa: manteve os níveis de segurança estáveis com relação ao último ano;
- Áustria, na Europa: apresentou aumento no nível de paz com relação ao último GPI
- Nova Zelândia, na Oceania: houve queda no estado de paz com relação ao último ano;
- Singapura, na Ásia: apresentou aumento no nível de paz com relação ao último GPI
- Suíça, na Europa: apresentou aumento no nível de paz com relação ao último GPI
- Portugal, na Europa: houve queda no estado de paz com relação ao último ano
- Dinamarca, na Europa: houve queda no estado de paz com relação ao último ano
- Eslovênia, na Europa: houve queda no estado de paz com relação ao último ano
- Malásia, na Ásia: houve queda no estado de paz com relação ao último ano