O frio intenso, acompanhado de tempestades, resultou em mais de 90 mortes nos Estados Unidos. O Tennessee teve o maior número de mortes relacionadas à tempestade, com 19, seguido por Oregon, com 11, e Illinois, com seis.
Atualmente, cidadãos de Dallas a Michigan enfrentam acúmulo de gelo e chuva congelante. Autoridades meteorológicas e diversos departamentos de transporte locais alertaram os motoristas a serem cautelosos ou evitarem completamente as estradas. As informações são da BBC
A maioria das regiões do país segue enfrentando essa onda congelante até segunda-feira (22) à noite. No norte do Arkansas e no sul do Missouri, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, são esperados volumes expressivos de gelo acumulado nas vias.
Leste aquecido
Partes do leste do Texas e do Vale do Baixo Mississippi enfrentarão inundações devido a chuvas e possíveis tempestades, uma vez que uma onda de ar quente traz temperaturas excepcionalmente elevadas para grande parte do leste dos EUA.
A previsão indica temperaturas acima da média, com altas significativas esperadas até o final da semana. Em algumas cidades, as temperaturas diárias devem quebrar mais de 100 recordes de mínimas diárias mais quentes em partes do Sudeste. Embora o ar quente afaste a explosão ártica, há o risco de chuvas perigosas e inundações.
As fortes chuvas ao longo da Costa do Golfo e partes do sudeste representam uma ameaça de inundação para cerca de 37 milhões de pessoas nas áreas afetadas. Até 152 milímetros de chuva podem cair até o final da semana. Algumas regiões enfrentarão um risco de nível 2 de 4 para chuvas excessivas durante vários dias consecutivos.