O governo federal enviou, na segunda-feira (16), itens de ajuda humanitária para serem destinados para a Faixa de Gaza. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), ao todo, são 40 purificadores de água portáteis, além de dois kits de medicamentos e insumos preparados para atender a pessoas em situação de emergência em saúde pública. Os itens chegaram em Roma na manhã desta terça-feira (17). De Roma, o conjunto de itens deve seguir para o Egito. A aeronave partiu do Rio de Janeiro.
A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e conta com o apoio do Ministério da Saúde. Além de levar os materiais, o voo em questão tem como principal missão trazer brasileiros de Israel para o Brasil.
Estima-se que as doações atendam 3 mil pessoas ao longo de um mês. De acordo com o governo federal, juntos, os 40 purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia.
Conforme informações do Ministério da Saúde, cada kit de assistência humanitária é composto por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, são 48 itens em cada kit, somando 267 quilos de materiais.
A Faixa de Gaza é cenário de bombardeios diários desde a ofensiva lançada pelo grupo Hamas contra Israel no último dia 7. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), hospitais na Faixa de Gaza enfrentam escassez de suprimentos e há interrupção do fornecimento de eletricidade e água na região.