O filme Praia do Futuro (2014), longa estrelado por Wagner Moura e dirigido por Karim Aïnouz, teve o AquaDom, aquário que explodiu em Berlim, na Alemanha, como um de seus cenários. A obra foi a primeira coprodução oficial entre Brasil e o país da Europa.
As cenas foram filmadas no local do incidente desta sexta-feira (16) porque Donato, o personagem de Moura, trabalhava como salva-vidas lá. Parte do longa também foi gravado no Ceará.
A história do filme acompanha o protagonista, que se apaixona pelo alemão Konrad (Clemens Schick), sai do Brasil e se muda para a Alemanha. Na tentativa de reencontrar Donato, o irmão caçula, Ayrton (Jesuíta Barbosa), também viaja a Berlim. Barbosa, inclusive, recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo papel em Praia do Futuro.
A explosão do aquário de vidro de 25 metros de altura e com 1 milhão de litros de água ocorreu na manhã desta última sexta-feira (16), em Berlim, atirando cerca de 1,4 mil peixes exóticos em uma avenida da capital alemã.
O AquaDom, até então considerado o maior tanque cilíndrico do mundo de acordo com os donos da atração turística Sea Life, explodiu pouco antes das 6h no horário local (2h em Brasília). Uma onda de água, peixes tropicais e vidro varreu o prédio, que também contém um hotel, cafés e uma loja de chocolates.
Informações dos bombeiros de Berlim destacam que duas pessoas ficaram levemente feridas. Cães de resgate vasculharam o prédio em busca de qualquer pessoa que eventualmente pudesse estar presa sob os escombros.