A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta quinta-feira (26) ter recebido as primeiras respostas positivas ao seu chamado às partes em conflito ao redor do mundo a decretarem cessar-fogo para permitir uma resposta melhor à pandemia do coronavírus.
Especificamente, grupos rebeldes no Camarões e nas Filipinas responderam ao chamado, informou a ONU.
O secretário-geral da organização, António Guterres, fez o pedido na segunda-feira em uma tentativa de proteger os civis, tendo em mente que em países devastados por conflitos como o Iêmen e a Síria, os sistemas de saúde já estão em ruínas e a propagação do patógeno ali poderia ser catastrófica.
Em Camarões, duas regiões separatistas, onde principalmente se fala inglês, têm lutado contra o governo deste país, também francófono, em uma guerra de três anos que deixou mais de três mil mortos, muitos deles civis.
O braço armado do Partido Comunista nas Filipinas, que luta contra o governo de Manila, também anunciou um cessar-fogo temporário na terça-feira, segundo a ONU.
— O secretário-geral também espera que isto sirva de exemplo em todo o mundo para silenciar as armas e nos unirmos enquanto enfrentamos a ameaça global da covid-19 — disse o porta-voz Stephane Dujarric.