Os mercados financeiros desabaram em todo o mundo com a notícia da vitória de Donald Trump. O índice Nikkei do Japão caiu mais de 800 pontos, ou seja quase 5%. O índice da bolsa de Hong Kong perdeu 650 pontos, ou 2,8%. As bolsas europeias abriram a quarta-feira com baixas de quase 4%. Enquanto isso, o peso mexicano - que já apresentava um comportamento frágil quando o candidato republicano subiu nas pesquisas durante a campanha - agora caiu para um mínimo de oito anos, de acordo com a agência de notícias Bloomberg. As aplicações financeiras estão se transferindo para o ouro. O peso mexicano está em queda livre.
No início das operações, pouco depois da oficialização da surpreendente vitória de Trump, o índice FTSE 100 da bolsa de Londres perdia 1,87%. Em Frankfurt, o índice Dax abriu com baixa de 2,87%, mas poucos minutos depois a perda se limitou a 1,76%. Em Paris, o índice CAC 40 perdia 2,83% na abertura das operações; em Madri, o Ibex 35 caia 3,8%, e em Milão, o FTSE Mib registrou queda de 3,32%.
Leia mais
"Serei o presidente de todos os americanos", diz Donald Trump no discurso da vitória
Republicanos mantêm maioria no Senado e o controle de todo o Congresso
Como foi a campanha que levou Trump à vitória na eleição dos EUA
Os valores do índice Nikkei 225 caíram para 16,251.54 pontos, uma queda de 919.84 pontos em um mercado que iniciou a quarta-feira particularmente animado, apostando na vitória de Hillary Clinton.
– Os mercados não estavam preparados para uma vitória de Trump – declarou Ken Odeluga, analista de City Index da AFP.
O triunfo de Trumo "é negativo a longo prazo para os mercados devido ao seu instinto protecionista" do próximo presidente dos Estados Unidos, acrescentou Odeluga.