O maquinista do trem que colidiu no sábado na estação terminal Once de Buenos Aires está detido e foi acusado pela justiça por sua suposta responsabilidade no acidente, que deixou 99 feridos, informou nesta terça-feira à AFP uma fonte judicial.
O condutor Julio César Benítez, de 45 anos, "foi detido depois de ter sido interrogado na noite de segunda-feira e acusado pelo crime de 'estrago culposo'" (dano severo por negligência), acrescentou a fonte, que pediu o anonimato.
O acidente aconteceu no sábado na mesma estação terminal de Once, onde o choque de um trem contra a plataforma de embarque deixou 51 mortos e 700 feridos no dia 22 de fevereiro de 2012, em uma das piores tragédias ferroviárias da Argentina.
- As recordações que tenho do ocorrido são desfocadas. Tenho algumas lembranças, mas depois outras que não posso assegurar que ocorreram (...) -, declarou Benítez ao juiz Ariel Lijo, segundo os meios de comunicação.
Lijo confirmou a prisão de Benítez, a quem interrogou na noite de segunda-feira depois de ter recebido alta pelos politraumatismos sofridos no episódio.
Um vídeo divulgado nesta terça-feira pelo Centro de Informação Judicial da Suprema Corte mostra que Benítez cochila e boceja em várias ocasiões durante o trajeto entre a populosa periferia oeste e a estação de Once.
O maquinista, que sofreu politraumatismos no acidente, precisou ser resgatado pela polícia para ser salvo da ira dos passageiros, que afirmavam que ele tinha dormido.
A linha Sarmiento foi cenário de outro acidente no dia 13 de junho deste ano, quando um trem de passageiros se chocou com outro que estava parado perto da estação Castelar, 30 km a oeste de Buenos Aires, deixando 13 mortos e 155 feridos.
Estrago culposo
Maquinista é detido e acusado por acidente de trem com 99 feridos em Buenos Aires
Condutor Julio César Benítez, 45 anos, foi detido depois de ter sido interrogado na noite de segunda-feira
GZH faz parte do The Trust Project