Um total de 11 pessoas estão desaparecidas sob os escombros de um edifício que desabou no sábado na cidade colombiana de Medellín (noroeste), informaram as autoridades neste domingo.
A prefeitura de Medellín informou que 11 trabalhadores estão desaparecidos após o colapso de um edifício novo de 21 andares ocorrido no sábado às 20h00 locais (21h00 de Brasília), e acrescentou que os trabalhos de resgate prosseguem com cachorros treinados, mas que o uso de maquinaria foi suspenso devido ao risco de colapso de uma torre próxima.
"É uma questão de equilíbrio. Neste momento a maquinaria está parada. Estamos avaliando a entrada pela parte de cima", disse à rede de televisão Tele Medellín Claudia Restrepo, prefeita da cidade.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Fabio Moncada, informou à imprensa que os cachorros localizaram três pontos onde a busca pelos desaparecidos se concentra.
O edifício foi esvaziado depois que na sexta-feira um grupo de engenheiros do Departamento Administrativo de Gestão de Risco de Desastres (DAGRD) detectou um problema estrutural em uma viga durante uma inspeção.
"Nós já havíamos advertido sobre o risco na visita de sexta-feira", disse à AFP Santiago Pérez, vice-diretor do organismo, que depende do município.
"De uma maneira súbita e aguda foi registrada uma rachadura", após a qual o edifício de 80 apartamentos, dos quais 40 estavam habitados, foi evacuado, disse o funcionário.
Um total de 11 funcionários que trabalhavam para conter o risco de desabamento após o aparecimento das rachaduras estão desaparecidos, enquanto outros três foram resgatados.
Embora 100 pessoas estejam no local trabalhando no resgate, com forte presença do Exército, as autoridades não estão muito otimistas.
"Realmente o colapso foi tão severo que é difícil", afirmou Pérez.
O edifício Space formava parte de um complexo de seis torres localizado no município de El Poblado, no sudoeste de Medellín. As demais torres foram evacuadas por prevenção.