A implantação do novo cartão do transporte coletivo de Caxias do Sul vai ter início entre esta quarta (27) e quinta-feira (28). A data exata depende da assinatura pelo prefeito Alceu Barbosa Velho do decreto que autoriza a mudança do sistema. A publicação está prevista para ocorrer entre esta terça (27) e a quarta, segundo o secretário de Trânsito Manoel Merrachinho.
A partir disso, os passageiros do transporte coletivo já podem adotar o cartão único, que recebeu o nome de Caxias Urbano. A migração está prevista para levar seis meses e o calendário prevê etapas de acordo com cada um dos nove tipos de cartão utilizados.
O primeiro modelo a ser migrado será o vale-transporte e o último, os cartões para pessoas com deficiência e gratuidades. Funcionários de empresas que substituíram os fretamentos pelo vale-transporte na última semana, como Agrale e Lavrale, também vão ser contemplados com a migração.
Conforme Marrachinho, atualmente o transporte coletivo conta com mais de 300 mil cartões. Desde o início do SIM Caxias, o total de viagens realizadas com cartão passou de 69% em março para 75% em junho. A expectativa da secretaria é de que o índice chegue próximo à 90%. Dessa forma, é esperada uma diminuição nos tempos de embarque dos passageiros e uma maior facilidade para os passageiros, já que atualmente algumas pessoas têm cartões de categorias diferentes.
Além de unificar as modalidades de passagens, o novo cartão vai passar a descontar o valor da tarifa do transporte coletivo, e não a quantidade de passagens.
Gaúcha
Cartão único do transporte coletivo de Caxias começa a ser implantado até quinta
Cartão Caxias Urbano vai substituir os nove cartões atuais utilizados pelo sistema
GZH faz parte do The Trust Project