
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou 113 dos 167 pedidos de importação de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) recebidos desde abril. O Canabidiol (CDB), substância derivada da maconha, é utilizada no tratamento de pacientes com mal de Parkinson, ansiedade, esquizofrenia e alguns transtornos de sono, entre outras doenças.
Congresso deve ter Frente Parlamentar contra legalização de drogas no Brasil
Senador vai priorizar uso medicinal no debate sobre liberação da maconha Leia as últimas notícias de Zero Hora
Outros dez pedidos aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados, 39 estão sob análise na área técnica e outros quatro foram arquivados por interesse da família ou por falecimento do paciente. Segundo a Anvisa, o prazo médio das liberações é de uma semana.
Segundo a Anvisa, a substância normalmente vem com uma pequena porcentagem de THC, substância proibida no Brasil. Além disso, o canabidiol não tem eficácia e segurança registrados na Anvisa, o que é necessário para a comercialização de medicamentos no país. Por isso, pacientes que querem usar a substância precisam fazer um pedido excepcional de importação de medicamentos de controle especial e sem registro no Brasil.
*Agência Brasil.