
No roteiro básico de Praga não podem faltar a ponte Carlos, o Castelo de Praga, a praça da Cidade Velha, o bairro Judeu, entre tantas atrações. Mas se o turista estiver em busca também de um roteiro alternativo, há pelo menos cinco a destacar. Veja a seguir.
Praga 7
Antigo distrito industrial descoberto por artistas, designers e boêmios. É lá que fica o Museu DOX, de arte contemporânea, localizado numa antiga fábrica totalmente restaurada. Não longe daí fica um dos maiores mercadinhos orientais da Europa, o Holesovicka Trznice.
Vinohrady
Uma das áreas mais sonhadas pelos moradores de Praga, esta é uma região cheia de palacetes de estilos ecléticos. Até meados do século 19, era uma região ocupada por vinhedos, e hoje permanece o favorito dos bom vivants.
Karlin
Também foi um bairro industrial, fora do limite inicial da cidade, e hoje é um distrito vibrante e de vanguarda, favorito dos fashionistas. A transformação das antigas fábricas e edifícios em expoentes da arquitetura moderna começou em 1989, poucos anos antes da extinção do regime comunista, e não parou mais.
Tower Park Praha
É onde fica a Torre de Televisão. Do alto de seus cem metros de altura, pode-se desfrutar de uma visão 360° de Praga, também conhecida como a Cidade das Cem Torres. Construída no período comunista, ela fica no distrito de Zikov, antiga zona industrial e hoje reduto de tavernas animadas por estudantes e artistas. Vale a pena um drinque no restaurante Oblaca, que fica no alto da torre.
O edifício Ginger & Fred
Foto: Czech Tourism, Divulgação
A Casa Dançante

Imperdível também é o edifício Ginger & Fred, ou A Casa Dançante, obra dos arquitetos Vlado Milunic, um tcheco-croata, e do canadense-americano Frank Gehry inaugurada em 1996. Dá a impressão de que dois edifícios estão abraçados, dançando. Fica em frente ao Rio Moldava.