– Garçom, por favor, gostaria de comer uma "Moqueca Capixaba PR32"!
Em breve, esse pedido poderá ser feito pelo torcedor gremista ou por qualquer gaúcho que queria experimentar a culinária do Espírito Santo. Dois chefs de cozinha viajaram na última semana de Vitória para Porto Alegre para ensinar os cozinheiros de um restaurante da Capital a preparar o prato, que levará o nome do atacante do Grêmio, Pedro Rocha.
– É o prato predileto do Pedro, uma comida típica da nossa terra. Aí ele vai assinar o prato. O nome será Moqueca Capixaba PR 32 – revela seu Jessé, pai do atacante, e que mora com o jogador há dois anos na Capital.
Leia mais
Mais magro, Walter é a novidade no Atlético-GO para enfrentar o Grêmio
Grêmio decide semifinal da Copa do Brasil fora de casa pela quarta vez
Divulgadas as premiações da Copa do Brasil
A ideia surgiu após uma conversa entre os proprietários do restaurante Ovo Gastronomia8, e seu Jessé. No último final de semana, os chefs de cozinha capixabas Carlos Henrique Andrade e João Luís Araújo chegaram a Porto Alegre e estiveram no local, no bairro Três Figueiras, onde o prato será servido a partir de agosto. Os especialistas explicaram aos cozinheiros todas as peculiaridades da moqueca tradicional no Espírito Santo, terra natal do atacante.
– Conheço o Pedro Rocha desde que ele era criança – conta o chef Araújo, que mostrou como preparar a moqueca exatamente do jeito que o atacante gosta.
Os dois especialistas na culinária capixaba estiveram na concentração gremista no último domingo e depois foram à Arena assistir ao jogo do Grêmio contra o Santos, acompanhados de seu Jessé.
Prato típico em estados como como Espirito Santo, Bahia, Pará e Pernambuco, a moqueca apresenta diversas variações no modo de preparo de acordo com a região do país, podendo ser cozinhada com peixes, mariscos ou crustáceos.
– A moqueca preparada no Espírito Santo é bem diferente da das outras regiões e todo mundo diz que a capixaba é a melhor do Brasil – afirma o empresário Hamilton Bernard, representante do atacante.
O prato que leva o nome de Pedro Rocha será lançado em um jantar beneficente no dia 7 de agosto. O valor arrecadado no evento será integralmente doado ao Lar Santo Antônio dos Excepcionais. As informações sobre valores e como adquirir os ingressos serão divulgadas ainda nesta semana.
*ZHESPORTES