
A partir das 15h15min desta quinta-feira, a Tocha Olímpica percorrerá 15 quilômetros das áreas centrais de Porto Alegre, do Parque Moinhos de Vento até o Largo Glênio Peres, passando pelas avenidas Salgado Filho, Borges de Medeiros e Beira-Rio, ao final da tarde. Confira mais detalhes da passagem:
Quem conduzirá
A tocha permanecerá na cidade por quatro horas e será conduzida em revezamento por 77 condutores, com o trajeto iniciando no Parcão, com o técnico do Grêmio, Roger Machado – em referência ao local do primeiro estádio do clube, a Baixada, que se localizava no parque Moinhos de Vento –, abrindo o desfile. Depois, na Redenção, parte do trajeto será cumprido pelos campeões olímpicos com o vôlei Paulão e Marcelo Negrão – que correrá a convite do medalhista gaúcho.
Leia mais
Patrícia Poeta conduzirá a Tocha Olímpica em Porto Alegre
Tocha olímpica vai passar quatro horas em Porto Alegre
Risco de infecção pelo Zika na Olimpíada é praticamente zero, garante ministro da Saúde
Mais adiante, passando mais um parque emblemático da cidade, o Marinha do Brasil, o bicampeão da Libertadores Tinga representará o Inter, em frente ao Beira-Rio. Depois que a tocha passar a cavalo, nas mãos do músico Renato Borghetti, pelo Parque da Harmonia, rumará para o Largo Glênio Peres, no Centro, onde a ex-ginasta Daiane dos Santos acenderá uma pira, marcando a despedida da tocha na cidade.
O caminho da tocha em Porto Alegre
Saída prevista para as 15h15min, do Parcão, pela Avenida 24 de Outubro, até a Praça Júlio de Castilhos. Depois, o revezamento segue pela Rua Mostardeiro, Miguel Tostes, Vasco da Gama, Fernandes Vieira, José Bonifácio (quando haverá uma parada de 15 minutos, no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção), João Pessoa, Salgado Filho (pista bairro-centro), Borges de Medeiros (pista centro-bairro, quando o cortejo chegar ao Parque Marinha do Brasil), Padre Cacique (pista centro-bairro), Fernando Lúcio da Costa, Edvaldo Pereira Paiva, Presidente João Goulart, Siqueira Campos, Uruguai, Sete de Setembro e Largo Glênio Peres (com previsão de chegada às 19h).
A partir das 11h
Na Praça da Alfândega, em meio à feira de artesanato e gastronomia, haverá várias bandas em exibição.
A partir das 14h
No Parque Moinhos de Vento, um DJ vai colocar som durante a cerimônia de boas-vindas e em seguida a Orquestra de Brinquedos dá sequência a apresentações que inclui um projeto social, grupo de samba e várias oficinas esportivas. No Parque Farroupilha também haverá exibições de dança de rua e hip hop, pagode e danças tradicionais. No Largo Glênio Peres, onde haverá acendimento da Pira Olímpica, Kleiton e Kledir, Papas da Língua e Guri de Uruguaiana farão show.
Bloqueios, ônibus e táxis
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) fará bloqueios momentâneos nas ruas e nos cruzamentos pelos quais o símbolo dos Jogos do Rio passar. A começar pela Avenida 24 de Outubro, quando o percurso da tocha terá início, logo depois das 15h. Haverá agentes em todos os bloqueios, a fim de orientar motoristas e pedestres.
Durante toda a quinta-feira, a Avenida Borges de Medeiros, entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos, estará bloqueada para montagem do palco, eventos culturais e shows, no Largo Glênio Peres.
As linhas de ônibus, cujos pontos ficam nas Avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros, serão deslocados para a Avenidas Loureiro da Silva e Borges de Medeiros (na pista bairro-centro) e para as ruas Lima e Silva e Coronel Fernando Machado – a partir do momento em que o cortejo ingressar na Avenida João Pessoa até deixar o Centro rumo ao Beira-Rio, o que deverá ocorrer por volta das 18h.
As linhas de lotação que têm terminal na Borges de Medeiros (em frente ao edifício União) serão deslocadas para a Rua Siqueira Campos, próximo à Rua Uruguai. Os pontos de táxi da Borges de Medeiros serão desativados.
Onde acompanhar
Pelo Facebook e Twitter da prefeitura será possível acompanhar a passagem da tocha em tempo real. A situação do tráfego receberá atualização em tempo real também no twitter da EPTC.
Pra saber
– Porto Alegre é a cidade número 207 do revezamento da tocha olímpica.
– Até o final de terça-feira, mais de 7,3 mil pessoas conduziram a tocha no país.
– O revezamento já percorreu mais de 18 mil quilômetros. Ao todo, serão 20 mil quilômetros por terra.
– No dia 26, a parte aérea do revezamento andou por 11 cidades e 10 mil milhas na região Norte do país.
– Ao todo, 12 mil pessoas vão conduzir a tocha em mais de 300 cidades brasileiras.