O combate ao racismo precisa ser realizado todos os dias. O Dia da Consciência Negra serve para conscientizar sobre os impactos do preconceito, que segue presente na sociedade. Para ajudar a combatê-lo, Grêmio e Inter fizeram campanhas para os seus torcedores enxergarem a necessidade de acabar com o racismo.
O Tricolor publicou nas redes sociais uma série de cards intitulada "Sem barreira" e com alguns dados da diferença que há entre pretos e brancos no Brasil. O Grêmio traz que apenas 0,4% dos CEOS no país são pretos e que a diferença salarial para um branco que ocupa o mesmo cargo é de 42%.
A campanha encerra com a frase "é mais difícil marcar um gol quando não há espaço para bola passar". Veja abaixo:
Com uma ideia semelhante, o Inter também trouxe dados. Em um vídeo em preto e branco, o Colorado utilizou as luzes do Beira-Rio para montar gráficos que escancaram o racismo no país e no Estado. Um dos dados aponta que 23% dos casos de racismo no país aconteceram no Rio Grande do Sul. Veja o vídeo abaixo: