O brasileiro Samuel Pupo conquistou no domingo (6) o título da etapa de Ericeira, em Portugal, do Challenger Series da WSL (Circuito Mundial de Surfe), espécie de divisão de acesso ao principal circuito do surfe mundial. Na decisão, o paulista que irá completar 24 anos no dia 27 de outubro, superou o australiano Callum Robson, por 14.50 a 11.86. De quebra, ainda assumiu a liderança do ranking da temporada.
Com apenas mais em evento a ser disputado, em Saquarema, no Rio de Janeiro, entre 12 e 20 deste mês, o surfista natural de São Sebastião chegou a 25.865 pontos e já tem vaga assegurada na elite em 2025, assim como os compatriotas Ian Gouveia, segundo com 22.810, e Alejo Muniz, terceiro com 19.105 e que em Portugal foi eliminado na semifinal por Robson.
Outras sete vagas ainda serão definidas na etapa de Saquarema e o Brasil ainda conta com Miguel Pupo, quarto no ranking com 17.275, Edgard Groggia, sexto com 14.430, Michael Rodrigues, oitavo com 13.285, e Deivid Silva, 16 º com 10.660 pontos, que chances de brigar pela classificação para a divisão principal de 2025.
Com as classificações de Samuel, Ian e Alejo, o Brasil já tem oito surfistas garantidos na WSL. Os outros são Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, João Chianca e Yago Dora.
Feminino
Na disputa feminina, a australiana Sally Fitzgibbons foi campeã ao derrotar a francesa Tya Zebrowski na final. Com a segunda vitória em cinco etapas, ela chegou aos 32.170 pontos e lidera o ranking, além de já estar com uma das cinco vagas para a elite garantida, assim como a norte-americana Bella Kenworthy, segunda com 27.290, e a australiana Isabella Nichols, terceira com 25.575.
As duas últimas vagas serão definidas em Saquarema. No momento, a canadense Erin Brooks e Nadia Erostarbe, do País Basco, estão se classificando. A brasileira Luana Silva está em sétimo e ainda tem chances de garantir o acesso. Elas tentam se unir à gaúcha Tatiana Weston-Webb na divisão principal. Em Portugal, a melhor brasileira foi Laura Raupp, eliminada nas quartas de final pela campeã Fitzgibbons. No ranking, ela está em 16 º, três posições abaixo de Sophia Medina.