A Argentina goleou a Bolívia por 6 a 0 com uma atuação espetacular de Lionel Messi nesta terça-feira (15) em Buenos Aires. O craque foi o autor de três gols e duas assistências. A seleção lidera as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 de forma isolada, com 22 pontos — três a frente da Colômbia, segunda colocada.
Além do Messi, a Argentina balançou as redes com Lautaro Martínez, Julián Álvarez e Thiago Almada. A Albiceleste retomou o caminho do sucesso após dois jogos sem vencer e interrompeu, com um balde de água fria, a surpreendente sequência de três triunfos que a seleção boliviana havia conseguido nas Eliminatórias.
Como foi o jogo
Apoiada na confiança das três vitórias consecutivas, a Bolívia entrou em campo no Monumental com a ideia de ficar firme na retaguarda, e essa intenção foi sustentada durante os primeiros 15 minutos. Mas a pressão do time da casa permitiu que Lautaro Martínez roubasse a bola e desse a assistência para Messi, que avançou sozinho e finalizou com um chute colocado.
Após abrir a conta, a Argentina acentuou o domínio da partida e passou a encurralar com frequência a área boliviana, ao mesmo tempo em que o time adversário parecia sufocado, sem conseguir sair de seu campo. Messi, que não jogava em Buenos Aires há quase um ano, fez tanta espera valer a pena com uma atuação marcante, e obrigou o goleiro Viscarra a se esticar num escanteio que quase terminou em gol olímpico.
Mas o domínio argentino foi aumentando cada vez mais, e antes do fim do primeiro tempo vieram mais dois gols dos donos da casa, ambos com participação de Messi. Aos 42 minutos, Julián Álvarez tocou ainda em seu campo para o craque, que entrou pelas costas de Sagredo, e antes de chutar para o gol, optou por deixar para Lautaro Martínez. E pouco depois, nos acréscimos, o camisa 10 deu uma bela assistência para Álvarez, que dominou dentro da área e bateu o goleiro com um chute colocado.
Hat-trick do craque
No segundo tempo, a Argentina diminuiu um pouco a pressão, mas não abriu mão do controle. Com isso, veio o quarto gol: uma bela jogada coletiva de vários toques que incluiu um passe cruzado de Paredes para Nahuel Molina, que entrou pelas costas da defesa e cruzou para a definição de primeira de Almada.
Mas o show não havia acabado por aí. A seis minutos do final, Messi avançou e finalizou com um inusitado chute de pé direito, mandando a bola para o fundo da rede. E sem dar trégua ao goleiro, dois minutos depois, o astro tabelou com o jovem Paz e marcou seu 112º gol pela seleção, com um disparo que Viscarra não conseguiu alcançar.
Messi voltou a jogar na Argentina, e mais de 80 mil espectadores vibraram com mais uma noite mágica do craque de Rosario, encantados com uma goleada que recolocou a Albiceleste na liderança isolada.