Com a participação de 710 atletas de 124 clubes, representando 21 Estados e o Distrito Federal, começou na sexta-feira (7) o Campeonato Brasileiro Interclubes sub-20 de Atletismo. A competição será disputada até domingo (9) no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade de Cascavel, no Paraná.
Nas finais disputadas nesta sexta, a Sogipa conquistou duas medalhas, uma de prata e outra de bronze. O primeiro pódio veio logo na abertura do evento, com Luísa Monteiro de Almeida, que foi a terceira colocada nos 3.000 metros. A prova foi vencida pelas gêmeas Helena e Ana Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR), que levaram ouro e prata, respectivamente.
Para Luisa esta foi sua terceira medalha consecutiva em competições nacionais. Na última semana, ela havia vencido as provas de 3 mil e 5 mil metros da categoria sub-20 da Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, que aconteceu d, em Bragança Paulista (SP).
— Eu jogava futebol em Porto Alegre e fazia corrida para o meu condicionamento na Sogipa. Um treinador me viu correndo 5 km (Yuri Fajardo) e me convidou para o atletismo. Eu fui para o Estadual Sub-20 em dezembro de 2021, venci os 5 mil e os 3 mil e fui segunda nos 1.500 m. Em janeiro de 2022 estava no atletismo — disse Luisa ao site do clube,
A segunda medalha da equipe de Porto Alegre veio com Nathaly Pinto Midon no lançamento do martelo feminino. Com a marca de 49,52m, ela ficou atrás apenas de Eduarda Ribeiro dos Santos (Fecam/Asercam-PR), que venceu com 49,84m. O bronze ficou com Ana Paula Teply (Pomeroe-SC). A irmã gêmea de Nathaly, Nathiely Pinto Midon ficou na sétima colocação.
Nos 100m masculino, Renan Gallina (AA Maringá-PR) quebrou duas vezes o antigo recorde do campeonato e com o tempo de 10s23 levou o ouro. Na semifinal, ele havia corrido 0s04 abaixo. Matheus Aparecido de Barros (AA Paranavaí-PR) e Lucas Gabriel Fernandes Antunes (UCA-SC) completaram o pódio.
Tainara Mess (AATI-SC) conquistou o bicampeonato nos 100m feminino ao cravar 11s72. Suellen Vitória Silva de Sant’Anna (Associação Fortes e Velozes-RJ) levou a prata, seguida de Vanessa Sena dos Santos (A.D. Centro Olímpico), que garantiu o bronze.
Samuel Costa Santana (EC Praia Grande-SP) comemorou o ouro nos 3.000 m com a sua melhor marca pessoal: 8min42s68. Bruno Diego do Prado (Orcampi-SP) e João Breno de Moraes Almeida (APADA-MT) garantiam prata e bronze, respectivamente.
Nos 400 m com barreiras, Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP) confirmou seu favoritismo. Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) foi a vice-campeã, enquanto Maria Eduarda Lourenço Chagas (Corville-SC) fechou em terceiro lugar.
O campeão dos 400 m com barreiras masculino foi campeão foi Vinícius de Brito (Acarisul-SC). Samuel Vinícius dos Santos (ABDA-SP) e João Victor Alves (Clube Espéria-SP) completaram o pódio.
Henrique dos Santos Guse (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) no martelo masculino, com Marcos Miguel da Silva Eufrásio (ASPMP-SP) e Adrian Martins de Oliveira (Clã Delfos-MG) completando o pódio. Felipe Andrei Müller e Pedro Henrique Hofler, ambos da equipe de Teutômnia (RS) terminaram em quarto e 12º, respectivamente.
Gabrielly Cristina dos Santos (Fecam/Asssercam) foi a campeã nos 10.000 m feminino de marcha atlética. Gabrielly Pereira Neves e Tianny de Jesus dos Santos, ambas do Caso (DF) foram as outras medalhistas.
Com a marca de 5,01 m, Aurelio Miguel de Souza Leite (A.D. Centro Olimpico-SP) venceu o salto com vara, seguido por Andreas Lothar Uber Kreiss ( APA/Secel Jaraguá do Sul-SC) e Pedro Henrique dos Santos Aparecido (ASUFAM-SP).