O Flamengo faz na noite desta quinta-feira o jogo mais importante do primeiro semestre, contra o Lanús, às 19h30, no Engenhão. Mas os torcedores cariocas estarão de olho também na partida entre Olimpia e Emelec, já que é necessário um empate para ainda haver chance de classificação.
A classificação do Flamengo para o mata-mata da Libertadores mudaria completamente os rumos do clube. Muito contestado pelos torcedores, Ronaldinho tem a grande chance de dar uma resposta à altura do status que carrega. Precisa ser decisivo em um jogo importante, algo raro na passagem pela equipe. Em 2012, ele marcou seis gols, sendo quatro de pênalti. Números modestos para quem foi repatriado a peso de ouro.
Outro que tem muito a lucrar com a classificação é Joel Santana. Apesar de ter alguns milagres no vasto currículo, o técnico carrega também o peso de eliminações vexatórias na Libertadores, como a de 2008, contra o América-MEX, pelo próprio Flamengo.
Fora das quatro linhas, a importância da classificação reflete bastante no restante na temporada. Ainda sem patrocinador master no uniforme, o Flamengo sempre acreditou que o sucesso na Libertadores representaria alguns milhões de reais a mais em caixa. Era a isca para fisgar uma grande marca, com garantia de exposição na TV aberta. Sem falar do bom dinheiro da bilheteria de um mata-mata decisivo. O milagre da classificação também é importante para Patricia Amorim, que vê no sucesso do futebol a chance de se reeleger. Ou seja, muita coisa em jogo na partida desta noite, no Engenhão.
Ou tudo ou nada
Jogadores do Flamengo definem destino no clube em jogo contra o Lanús
Time carioca encara argentinos atrás de vitória e um milagre para se classificar
GZH faz parte do The Trust Project