O Inter poderá voltar a atuar mais próximo de Porto Alegre em breve. O Criciúma tem um acerto pré-encaminhado com o clube para receber a delegação, no Heriberto Hülse, no mês de junho. A Conmebol enviou uma comitiva à cidade do sul catarinense para verificar as condições do estádio e do aeroporto de Jaguaruna. Há otimismo para o local sediar o enfrentamento que encerra a fase de grupos, diante do Delfín-EQU, no dia 8 de junho.
O Criciúma, que retornou à Primeira Divisão do Brasileirão em 2024, tem prestado solidariedade ao povo gaúcho, que sofre com as enchentes. A instituição enviou 500 toneladas de alimentos e itens básicos nas últimas semanas e foi favorável à paralisação da competição nacional.
— O Criciúma agiu muito rápido, para se posicionar de forma mais intensa (pela paralisação), à medida da necessidade — disse Vilmar Guedes, presidente do Criciúma, para GZH.
Em paralelo, o clube também oferece o estádio para receber a dupla Gre-Nal. Houve contato com o Inter e há um acordo para realização de um duelo específico.
— Conversei com o Alessandro (Barcellos, presidente do Inter), mas temos um jogo já acenado. Acertamos de não criar essa expectativa ainda, mas temos aquilo que imaginamos dentro do calendário do Criciúma, do Inter, do Brasileirão e da Sul-Americana — confessou o mandatário.
A Conmebol faz algumas exigências para confirmar confrontos: condições do gramado, da iluminação e do vestiário, além da presença de um aeroporto internacional num raio de 150 quilômetros.
— Ontem foram acender os refletores, mas estava chovendo muito, então decidiram fazer uma segunda avaliação hoje à noite da iluminação. O restante está tudo concluído do gramado e dos vestiários. Está tudo certinho aqui. O Heriberto Hülse, dentro da sua capacidade, temos todos os cuidados — disse Vilmar Guedes.
O aeroporto indicado é o de Jaguaruna, distante cerca de 50 quilômetros de Criciúma. Segundo o mandatário, o local já é habilitado para receber cargas internacionais e poderá receber uma alfândega da Polícia Federal para voos fretados menores. Há urgência para resolução dos trâmites.
Segundo apurou GZH, o Inter estuda permanecer no interior de São Paulo num primeiro momento para treinos e para o confronto de retomada da temporada, no dia 28 de maio, contra o Belgrano. A tendência é de confirmação do jogo para o estádio Novelli Junior em Itu.
O calendário colorado prevê duas partidas como visitantes para, posteriormente, chegar o duelo contra os equatorianos. A opção do clube é mandar, sempre que possível, enfrentamentos no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina para ficar mais próximo de familiares e dos torcedores.