O GP Brasil é uma das corridas mais importantes do calendário da Fórmula 1 e mais significativas para os pilotos que conseguem vencer. O Circuito de Interlagos, em São Paulo, já consagrou campeões e recebeu provas memoráveis. Entre os vencedores, o maior deles é o alemão, sete vezes campeão, Michael Schumacher.
Na história de GPs do Brasil, o primeiro é o francês, tetracampeão mundial, Alain Prost. Porém, cinco dessas vitórias foram no Circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Interlagos entrou no calendário da F1 em 1973, mas em 1978 começou um processo de modernização da pista.
A corrida em São Paulo só retornou em 1990, mas não saiu nunca mais do calendário. Desde então, grandes pilotos tiveram a oportunidade de vencer em um dos templos do automobilismo mundial. Alguns deles, inclusive, garantiram títulos mundiais em Interlagos, caso do espanhol Fernando Alonso, o primeiro a conseguir isso, em 2005.
As primeiras edições foram dominadas por brasileiros. Emerson Fittipaldi ganhou em 1973 e 1974, enquanto José Carlos Pace foi o vencedor em 1975. Outros brasileiros que conseguiram a vitória em Interlagos foram: Ayrton Senna e Felipe Massa, ambos duas vezes. Nelson Piquet ganhou duas provas no Brasil, mas ambas em Jacarepaguá.
Do atual grid da Fórmula 1, Lewis Hamilton tem três vitórias, enquanto o tricampeão mundial Max Verstappen tem uma, assim como George Russell, da Mercedes, que venceu a última edição, em 2022.
Os vencedores do GP do Brasil em Interlagos
- Michael Schumacher - 4 vezes
- Lewis Hamilton e Sebastian Vettel - 3 vezes
- Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Felipe Massa, Mika Hakkinen, Juan Pablo Montoya, Mark Webber e Nico Rosberg - 2 vezes
- Niki Lauda, Carlos Reutemann, Jacques Laffite, René Arnoux, Alain Prost, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Velleneuve, David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Kimi Raikkonen, Jenson Button, Max Verstappen e George Russell - 1 vez