Profissionais da área da saúde ganharam destaque pela atuação indispensável no combate à covid-19. Em função dessa importância, cursos como Medicina, Enfermagem e Psicologia se tornaram os mais desejados entre os jovens do país. Prova disso é que 34% dos brasileiros que pretendem ingressar no Ensino Superior em 2023 almejam se matricular em graduações do setor. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Google.
Para ter sucesso na profissão, no entanto, a dica é procurar uma boa instituição de ensino superior. O curso de Enfermagem do campus Canoas da UniRitter, por exemplo, conta com conceito máximo no Ministério da Educação (MEC) – nota 5. Os egressos também apresentam alta taxa de empregabilidade, acima de 90%, e na maioria dos casos são contratados pelos locais onde realizaram estágios.
– O objetivo do nosso curso de Enfermagem é formar profissionais qualificados com as competências essenciais para atuar com excelência. Entre elas, pensamento crítico, criatividade, flexibilidade cognitiva, capacidade de trabalhar em equipe, liderar e coordenar grupo de pessoas e gerir adequadamente as próprias emoções, bem como analisar e tomar decisões – ressalta a coordenadora dos cursos da área da Saúde do campus Canoas, Larissa Cantele.
Para atingir essa proposta, a graduação tem como base um projeto pedagógico que permite a junção de teoria e prática desde o início do curso. Assim, o aluno pode desenvolver competências inerentes à profissão e que estejam alinhadas às modificações e exigências do mercado de trabalho.
Foco na prática
A UniRitter preza por um currículo voltado às práticas. O curso de Enfermagem tem à disposição laboratórios equipados com estrutura e tecnologia necessárias para o desenvolvimento de várias habilidades. Esses recursos ainda agem como facilitadores do processo de aprendizagem.
– Para cada tipo de habilidade a ser trabalhada, diferentes recursos podem ser empregados, tais como atores e clientes-padronizados ou mesmo robôs, que simulam reações fisiológicas humanas e permitem repetir muitas vezes o treinamento de procedimentos. Essa é uma oportunidade de vivência e prática que o aluno de Enfermagem da UniRitter tem e que, geralmente, não é comum nas graduações – aponta Larissa.
Um exemplo é o Cenário de Simulação Interprofissional. Semestralmente, todos os cursos da área da saúde se reúnem para vivenciar a rotina de um hospital, com todas as unidades e setores – assim como os problemas. Outro é o uso de body paint, body projection e realidade aumentada para o ensino anatômico e fisiológico.
Carolina Feijó Bitencourt Voigt, formada em Enfermagem pelo campus Canoas da UniRitter em 2022, lembra de uma experiência bem específica. Durante a pandemia de covid-19, atuou como voluntária na vacinação e pôde, inclusive, aplicar a primeira e a segunda dose nos avós. Já formada, levou essa vivência para fazer parte da Força Nacional do SUS na emergência de saúde pública em território Yanomami.
– As experiências que vivenciei dentro da instituição e as oportunidades que tive impactaram na profissional que sou hoje e nos caminhos que estou traçando. Por vezes, durante um atendimento, lembro de uma aula específica e das dicas dos professores. De forma geral, minha formação me deixou confiante para encarar os desafios da profissão – comenta a diplomada.
Outros diferenciais
Além de o curso oferecer ambientes facilitadores do processo de aprendizagem e prezar pela prática, outros diferenciais fazem o campus Canoas da UniRitter despontar. Entre eles, está a integração ao grupo Ânima de Educação, em 2021, fazendo com que a instituição se tornasse parte do maior ecossistema de Ensino Superior do Brasil.
– A partir desse momento, passamos a ofertar o Currículo Integrado no curso de Enfermagem, que busca uma compreensão global do conhecimento, não mais partido em disciplinas. O ecossistema Ânima promove maior interdisciplinaridade e conexões efetivas com o mundo do trabalho. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar a realidade social e profissional, além de desenvolver projetos que resolvam problemas complexos durante a experiência universitária, sempre sob a orientação e mentoria dos docentes – explica Larissa.
Por falar nos professores, o corpo docente é formado por profissionais qualificados, que possuem experiência na pesquisa, mas também contam com atuação profissional no mercado de trabalho na área assistencial.
– Desse modo, o conhecimento deste docente em pesquisa alinhado à prática clínica e assistencial são uma combinação de sucesso. Esse entendimento é um ingrediente facilitador no processo de aprendizagem do estudante, servindo de motivação e inspiração aos profissionais que serão formados e preparados para atuar no mercado – afirma a coordenadora.
Inscreva-se
Interessados no curso de Enfermagem e demais cursos da UniRitter podem realizar a sua inscrição diretamente no site da instituição.