2023 foi marcado por polêmicas, especialmente envolvendo a vida pessoal e a carreira de celebridades e subcelebridades. Alguns nomes e situações predominaram entre os assuntos mais comentados e ainda podem continuar repercutindo em 2024.
A seguir, confira o compilado que GZH preparou sobre as principais polêmicas que movimentaram o ano.
Base da Virgínia
A influenciadora Virgínia Fonseca protagonizou uma série de polêmicas ao longo de 2023. Entre elas, esteve o lançamento da base líquida da linha de maquiagem de sua marca, We Pink. O produto chegou ao mercado em março de 2023 no valor de R$ 199,90, bem acima da média de outras bases nacionais.
Virgínia justificou o preço por se tratar de um produto multifuncional, com alta cobertura e à prova d'água. A maquiagem prometia atuar como um dermocosméstico, auxiliando na prevenção do envelhecimento da pele e na redução da oleosidade. Nas redes sociais, usuários relataram problemas em relação aos efeitos na pele e à formulação.
Na época, uma das reações que mais repercutiu foi a resenha da youtuber Karen Bachini, referência na produção de conteúdo sobre maquiagem. No vídeo, Karen aplica o produto no rosto, joga algumas gotas de água na pele para verificar se a base é resistente e conclui que ela realmente não escorre. Entretanto, quando resolve passar um lenço no rosto para checar se o produto sai se arrastado, a base se desfaz. A cena chegou a virar meme na internet. Em seguida, Karen fez diversas críticas sobre a embalagem, a textura, a cobertura e o preço.
Rap do Zé Felipe
Além da base, Virgínia também esteve envolvida em uma polêmica ao lado do marido, o cantor Zé Felipe, em razão de um comentário do jornalista Evaristo Costa. Em abril, a influenciadora publicou um vídeo no qual mostrava sua filha mais velha, Maria Alice, tomando uma vacina. Parte do público teceu críticas a ela ao observar que a menina procurava pelo colo da babá e não o da mãe quando começava a chorar.
No X (antigo Twitter), Evaristo comentou sobre o ocorrido. "Já ouviram falar: 'mãe é quem cria'?", disparou o jornalista em uma publicação. A influenciadora se manifestou sobre as críticas, assim como Zé Felipe. O cantor transformou a polêmica em um rap com uma letra em defesa da esposa. No entanto, a música acabou não agradando os internautas e virou meme nas redes sociais. Veja trecho da letra:
"Eu peço respeito com a minha família
Com as minhas Marias, com a minha Virginia
Ela sempre no corre, trampando a mil
Sempre apanhando, mas nunca caiu
É fácil chegar falando o que quer
Respeita uma mãe, a minha mulher
Atrás da tela, tu não sabe, irmão
Que o comentário escroto parte um coração
Tu tem 46, mais 20 de profissão
Não é mais um menino, devia ter noção"
Diante da repercussão, o jornalista se pronunciou e pediu desculpas pelo comentário, citando diretamente Virginia e Zé Felipe e argumentando que sua intenção nunca foi ofendê-los.
Larissa Manoela e família
Desde o início do ano, especulações sobre um rompimento entre a atriz Larissa Manoela e seus pais, Silvana Taques e Gilberto Elias, tomaram conta das redes sociais. A família cortou relações no final de 2022, em meio a discordâncias sobre a gestão financeira da carreira e o dinheiro da artista, e em razão do noivado da jovem com o ator André Luiz Frambach. No mês de agosto, Larissa e Silvana deram entrevistas aos programas Fantástico, da TV Globo, e Fofocalizando, do SBT, respectivamente, contando suas versões da história.
A atriz decidiu abrir mão de um patrimônio estimado em R$ 18 milhões para poder cuidar do seu próprio dinheiro. Quando tomou conta de suas finanças, Larissa fez uma auditoria e descobriu que, dos 11 imóveis adquiridos por meio de seu trabalho, apenas um estava em seu nome.
Diante das revelações e desdobramentos, Silvana Taques chegou a ser investigada pela Polícia Civil por intolerância religiosa.
Acidente de Kayky Brito e amizade com Bruno de Luca
No início de dezembro, Bruno de Luca anunciou uma pausa na carreira. A decisão ocorreu três meses depois do acidente de Kayky Brito. O ator foi atropelado em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, quando atravessava a rua fora da faixa de pedestres. Ele sofreu politraumatismos e passou 27 dias internado. Bruno de Luca estava com o Kayky na ocasião, mas deixou o local sem amparar o amigo. Quem prestou socorro foi o motorista do veículo que atingiu o ator.
A situação repercutiu e gerou uma série de críticas ao apresentador. "É claro que se pudesse escolher, minha reação teria sido outra", escreveu Bruno em uma publicação nas redes sociais, em que argumentou não ter entendido que a vítima do acidente seria o amigo. Em outubro, a Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido do Ministério Público e determinou que o apresentador responda por omissão de socorro no caso.
Vitão descobre que não é pai
Desde que o cantor Vitão anunciou que seria pai pela primeira vez, em abril, diversas polêmicas sobre o tema ganharam força na internet. Com o passar dos dias, foi confirmado que a mãe seria a modelo Suelen Gervásio. O caso ganhou proporções ainda maiores quando o produtor musical Marcos Vinícius Oliveira, conhecido como Matuto, divulgou que, na verdade, ele seria o pai da criança.
Ao longo de toda a gravidez, a modelo foi alvo de críticas e fez declarações culpando Vitão pela exposição desnecessária de sua gestação. Ela chegou a afirmar que precisou ser hospitalizada em diversas ocasiões por conta do estresse.
Na época, Vitão e Matuto ajuizaram uma ação confirmando que aquele que fosse confirmado como pai biológico assumiria todos os cuidados paternos do bebê. O teste de paternidade foi realizado após o nascimento e foi confirmado que Vitão não é o pai.
Relação entre Xuxa e Marlene Mattos
Xuxa Meneghel e sua ex-empresária Marlene Mattos se reencontraram após 19 anos desde o rompimento entre as duas para a gravação de Xuxa, o Documentário, em 2021. Mas as revelações a respeito do relacionamento começaram a ser expostas e a repercutir nas redes sociais com o lançamento da produção, em agosto deste ano.
A apresentadora revelou que o motivo para o fim da parceria com a empresária, com quem trabalhou por mais de 18 anos, foi a Marlene ter dito que odiava crianças. A empresária, no entanto, nega a acusação. Xuxa também revelou supostas atitudes abusivas e controladoras por parte de Marlene.
Em uma das declarações, Xuxa diz que era colocada em "cárcere privado". A apresentadora relembra que era trancada em quartos de hotéis para que não saísse e ninguém entrasse.
— Era cárcere privado ao ponto de eu esmurrar a porta e ninguém abrir — disse a Rainha dos Baixinhos na produção.
— Trancava. Ia lá e via se jantou, tomou banho, se estava pronta para dormir... Pra quê? Trancava. O pessoal ficava nas portas dos hotéis querendo entrar — rebateu Marlene.
Treta na família Camargo
As relações entre alguns membros da família de Zezé Di Camargo parecem estar estremecidas. Ex do sertanejo, Zilu Godoi se manifestou no início de dezembro em apoio ao filho dos dois, Igor Camargo, em meio à troca de acusações entre a noiva dele, Amabylle Eiroa, e a de Zezé Di Camargo. Graciele Lacerda assumiu recentemente em entrevista ter alimentado um perfil fake para falar mal da família do sertanejo, incluindo comentários contra as irmãs de Igor, Wanessa e Camilla.
No Instagram, o filho caçula de Zilu e Zezé publicou um vídeo em que defende a noiva, que não pode se manifestar publicamente contra a influenciadora fitness por conta de processo que corre na Justiça.
Em novembro, Amabylle fez uma publicação em que citou diretamente o nome da noiva de Zezé e a acusou de ser a pessoa por trás de um perfil fake utilizado para atacar a família. No post, constavam capturas de tela de comentários feitos pelo suposto perfil de Graciele.
Uma investigação da polícia especializada teria confirmado que o perfil pertencia a Graciele. A noiva do sertanejo estaria por trás do @prisciladantas568, que ela também usava para elogiar ela mesma, além de ter se defendido da acusação de que teria sido amante de Zezé antes de ele se separar.
Graciele alegou, em entrevista, que estava dentro de um avião quando o comentário contra Wanessa Camargo foi feito. Na postagem, o perfil fake sugere que a primogênita de Zezé teria traído o então marido, Marcus Buaiz, com o namorado atual, Dado Dolabella. Greciele ainda sugeriu que a própria Amabylle teria usado o perfil fake para prejudicá-la.
Após a repercussão da treta, Zezé teria afirmado que não pretende interferir, esperando que Graciele, Wanessa e Amabylle "se resolvam sozinhas, da maneira como bem entendam". A princípio, ele estaria ciente de que a noiva usou um perfil fake para falar mal das familiares dele. Mais tarde, porém, o cantor defendeu Graciele, afirmando que ela usa um perfil falso apenas para se defender de "maldades contra ela".
Supostos plágios de Juliette
Juliette esteve no centro de polêmicas envolvendo diversas acusações de plágio ao longo do ano. Após o lançamento do clipe de Quase Não Namoro, feat com Marina Sena, em agosto, fãs começaram a apontar semelhanças visuais entre a produção e o projeto Gracinha, de Manu Gavassi, lançado em 2021. Em entrevista ao Acessíveis Cast, podcast apresentado por Titi Müller e MariMoon, Manu declarou que ficou chateada com as coincidências entre as obras.
O single Magia Amarela, lançado em parceria com Juliette e Duda Beat em outubro, tornou-se alvo de polêmica por conta dos elementos semelhantes a AmarElo, música do rapper Emicida. Com a repercussão negativa , a música foi retirada das plataformas de áudio e a campanha publicitária foi cancelada.
Essas não foram as primeiras acusações contra trabalhos musicais da campeã do BBB 21. Ao dar início a sua carreira de cantora, o público chegou a apontar semelhanças com projetos de outros artistas consagrados.
Revelações de Britney Spears em livro
A autobiografia de Britney Spears, A Mulher em Mim, deu o que falar. Lançada em outubro deste ano, a cantora falou sobre os bastidores da sua carreira e fez revelações inéditas sobre sua vida pessoal. Entre as principais, a artista revelou que engravidou de Justin Timberlake, mas que acabou fazendo um aborto.
A gravidez relatada por Britney em sua biografia teria ocorrido em 2000. Conforme a cantora, Justin refutava a ideia de ser pai tão jovem, enquanto ela, apesar de assustada, desejava manter a gestação.
Ela contou, ainda, que acabou concordando em realizar um aborto. Ela também explicou que o procedimento foi feito de forma privada, com o uso de medicamento abortivo. "Era importante que ninguém soubesse daquela gravidez ou sobre o aborto, o que significava ter que fazer tudo em casa", relatou.
Influenciadores e parcerias com jogos de aposta
A polêmica mais recente que pauta as discussões nas redes sociais envolvem influenciadores brasileiros e a divulgação de apostas virtuais. A situação ganhou ainda mais força após reportagens produzidas pelo Fantástico apresentarem uma série de denúncias contra plataformas de jogos de azar online.
No Brasil, esses sites ganharam fama por conta da divulgação por parte de famosos e influenciadores digitais, como Viih Tube, MC Poze do Rodo, Mel Maia, MC Mirella, Felipe Neto, Neymar e outros, que faturam altos valores para realizarem a promoção.
Conforme a investigação do Fantástico, as plataformas e os influenciadores estão sendo investigados pela polícia por suspeita de estelionato, depois que alguns apostadores denunciarem que teriam perdido grandes quantias em dinheiro.
Apesar de jogos de azar serem proibidos no Brasil, as marcas denunciadas, como Blaze e Fortune Tiger, se amparam por uma brecha na legislação por terem sedes no Exterior e funcionarem somente online.