É grande a expectativa em torno da estreia de Velho Chico, próxima novela das 21h. Mas na coletiva de lançamento da trama, quem roubou a cena foi o autor Benedito Ruy Barbosa.
O autor causou polêmica ao falar sobre o que o público prefere assistir nas novelas:
– Odeio história de bicha. Pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um puta orgulho porque são tudo macho pra cacete.
A declaração, segundo o Extra, deixou os presentes bastante constrangidos, principalmente Edmara, filha de Benedito e uma das autoras da novela.
Leia mais:
O que vem por aí: o calendário para os noveleiros de plantão
Os velhos tempos estão voltando às novelas
Aos 85 anos, o autor demonstrou que não tem papas na língua e continuou polemizando:
– Não sou contra, não acho errado. O que acho é que quando eu tenho na mão 80 milhões assistindo minha novela, tenho que ter responsabilidade com as pessoas que estão me assistindo. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar. Muita gente reclama disso para mim. O que não é justo é você transformar: só é normal o cara que é bicha, o que não é bicha não é normal. A mulher que é sapatona é perfeita, a que não é sapatona não é legal. É assim que estamos vivendo.
Polêmicas à parte, Benedito Ruy Barbosa pertence à "velha guarda" dos autores de novela, vem de uma época que prefere apostar no tradicionalismo e evitar grandes ousadias. Velho Chico promete resgatar os elementos básicos do velho folhetim, como amores impossíveis, disputas familiares, valorização do cenário e figurino. Depois de tramas realistas, a ideia é fazer o público mergulhar em um mundo quase mágico. Será que vai dar certo?
* Diário Gaúcho