
Depois de um semestre de discussões sobre a identidade regional, o ciclo de debates NósOutros Gaúchos chega hoje ao fim. Para marcar o encerramento, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e o Instituto Appoa organizaram um debate com pensadores da cultura local e shows com dois ícones da música do Estado: Renato Borghetti e Vitor Ramil. Todas as atividades são gratuitas (informações abaixo).
Os bate-papos, apresentações artísticas e sessões de cinema que animaram o NósOutros desde maio colocaram em contato pensadores de diferentes áreas diante de questões identitárias do Estado.
NósOutros Gaúchos discute a identidade regional em Porto Alegre
Alfredo Jerusalinsky: "Gaúcho é o homem da fronteira que odeia fronteiras"
Jaime Betts: Por que cultivamos o Grenalismo
- Foi um ciclo que conseguiu nos deslocar de algumas certezas e nos colocar diante de outras - avalia Sinara Robin, da UFRGS.
Jaime Betts, da Appoa (Associação Psicanalítica de Porto Alegre), concorda que mitos puderam ser quebrados por meio dos debates:
- A partir de um encontro com o geólogo Rualdo Menegat, por exemplo, percebemos que é um equívoco pensar que o nosso pampa é plano como o do Uruguai e o da Argentina. O pampa gaúcho é cheio de ondulações, diferente do que se percebe quando se vai pela estrada. No entanto, a gente reafirma nossa semelhança com esses países pela paisagem.
As atividades deste sábado começam às 9h. Debates sobre a identidade local reúnem até as 17h a socióloga Caterina Koltai, o historiador uruguaio Gerardo Caetano Hargain, o compositor José Miguel Wisnik e o professor Luís Augusto Fischer.
Às 11h, ocorre o show do Renato Borghetti Quarteto, que terá participação especial de alunos da Fábrica de Gaiteiros, projeto do músico que ensina gaita-ponto a crianças de sete a 15 anos.
- A gaita é um elo entre a cultura brasileira e dos países do Prata - diz Borghetti.
Já o encerramento se dará às 20h, com um bate-papo entre o músico Vitor Ramil e o professor Flávio Azevedo, no qual o compositor irá interpretar canções de diferentes fases de sua carreira.
- Temos uma brasilidade particular, que carrega muito dos países platinos. Discutir isso contribui para nossa construção de identidade - opina Ramil.
Juarez Fonseca: qualidade das músicas dos festivais gaúchos nunca foi tão baixa
Regionalistas debatem qualidade musical dos festivais
Programe-se:
Seminário Nós Os Outros
Debate sobre a identidade moderna do gaúcho com a socióloga Caterina Koltai, o historiador uruguaio Gerardo Caetano Hargain, o compositor José Miguel Wisnik e o professor Luís Augusto Fischer. Neste sábado, das 9h às 17h, na Sala 2 do Salão de Atos da UFRGS. Inscrições encerradas - se não houver lotação, não inscritos poderão entrar.
Renato Borghetti Quarteto
Show com participação especial da Fábrica de Gaiteiros. Neste sábado, às 11h, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). Entrada Franca.
Vitor Ramil
O músico conversa com o professor Flávio Azevedo e interpreta suas composições. Neste sábado, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Inscrições encerradas - se não houver lotação, não inscritos poderão entrar.