
Eles estão perambulando de novo, minha gente. Os zumbis mais famosos do planeta e seus humanos desgarrados retornaram para a quinta temporada, e lá vamos nós para a sessão de taquicardia que é cada episódio de The Walking Dead.
Se vocês lembram, nossa turma de heróis humanos tinha entrado em uma fria e tanto ao final da quarta temporada. Da última vez que os vimos, eles estavam trancados em um vagão de trem, daqueles desenhados exatamente para nos lembrar de Auschwitz e seus horrores, vítimas de uma armadilha criada por humanos para outros humanos.
O que vemos são humanos que criam um campo de extermínio de humanos sob uma ideologia um tanto new age de carnificina e carniceria. Nossos heróis já estão na linha de montagem de salsichas quando somos todos salvos pelo gongo e Carol, transformada pelas circunstâncias em super-heroína.
Nesta quinta temporada, TWD passeia pelos horrores humanos, as maldades que criamos sob os mais diversos pretextos. Na verdade, boa parte do que torna a série tão boa é essa compreensão de que crises testam a nós e nossa ética. É fácil ser bonzinho no paraíso, e muito complicado manter a pose quando todos querem comer as nossas tripas.
Os maus humanos do Santuário são destruídos, porque mesmo no inferno tem que haver justiça, e nossos heróis se veem na condição de quem produz o juízo final e julga. Punição, no mundo zumbi, é deixar os vivos se zumbizarem ao morrer, sem terem sequer a dignidade de se desintegrarem como humanos. Essa é a pena máxima, e Rick a aplica com muita disposição quando está de mau humor.
Assista ao Semana em Série ZH sobre 5 novas estreias deste semestre
Três boas séries estrangeiras que ainda não estrearam na TV brasileira
Confira 10 séries que terminarão na temporada 2014-2015
5 novas séries para você conferir
Crise à vista na TV paga: canais americanos investem em serviços de streaming
No fundo, TWD é uma tese sobre a nossa humanidade em situações extremas. Até agora, ao menos o grupo de humanos representados por Rick et caterva, vai bem. Até onde é o que queremos saber.
So far, so good. Mas a temporada, é bom lembrar, apenas começou.
Semana em Série S01E03 - O que vai rolar na quinta temporada de The Walking Dead