Muito estigmatizada pelos abusos do clero e pelas perseguições da Santa Inquisição, a Idade Média é vista por muitos como um período de trevas e retrocesso cultural. Não para Armindo Trevisan - e ele não está sozinho.
O poeta e ensaísta gaúcho lança nesta segunda-feira, às 17h30min, na Livraria Cultura, Uma Viagem através da Idade Média, livro que se apoia no estudo de diferentes teóricos para fazer um balanço do legado do período medieval (séculos 5 a 15). Além da sessão de autógrafos, Trevisan fará uma conferência sobre o tema.
- É um livro destinado ao grande público, ajudando a compreender que os medievais eram homens como nós, preocupados com a subsistência, desejosos de bem-estar econômico e social, porém viviam em uma época de analfabetismo generalizado, inexistência de imprensa e sem conceito de nacionalidade - explica o autor.
Entre os avanços expostos por Trevisan estão a polifonia - técnica compositiva que harmoniza duas ou mais linhas melódicas, essencial para compositores posteriores, como Mozart e Beethoven - e a valorização do trabalho braçal.
- Foi São Bento (480 - 547) o primeiro a encarar o trabalho como algo digno, criando com isso as bases para a economia capitalista - conta Trevisan.
O livro também trata de como a tecnologia dos moinhos foi aprimorada e como se deu o desenvolvimento das lentes, usadas em óculos e telescópios. Apesar de apontar as características positivas do período, Trevisan não pretende cair em idealizações:
- Esperava que um período dominado pela cristandade fosse capaz de abolir ostensivamente a escravidão, fato que não ocorreu. E outra grande mancha da Idade Média foi a Inquisição. Como uma papa pode ter permitido tortura para obter confissões?
O livro é escrito em linguagem acessível e tem clara organização, no entanto, padece de narrativas mais humanas e pitorescas, características de best sellers que têm a História como mote, como 1808, de Laurentino Gomes.
Além disso, o constante uso de citações acaba deixando a leitura truncada, afastando leitores menos dedicados. Mesmo assim, Uma Viagem através da Idade Média pode servir como um boa introdução a quem já está motivado a melhor conhecer o período medieval.
Encontro Medieval
No próximo sábado, Charqueadas será palco da segunda edição do "Epic! Medieval Festival II". Entre 13 e 23h, o Campo de Eventos da cidade receberá visitantes para uma imersão no mundo medieval. Haverá torneios temáticos, além de atrações de dança e música. É obrigatória a entrada dos participantes com figurino que remonte ao período histórico. Os ingressos custam entre R$ 75 (2º lote) e R$ 90 (3º lote) e podem ser adquiridos em eventioz.com.br/epicmedieval2.
