
Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé. Neste caso, a montanha se chama Fresno, uma das mais famosas bandas de rock do Brasil, e Maomé são os fãs enlouquecidos do grupo gaúcho. Com agenda de shows lotada e o recém lançado EP Eu Sou a Maré Viva em mãos, os guris vão fazer nesta quinta-feira, a partir das 22h, um show para todo mundo que gosta da Fresno ao mesmo tempo.
A ideia é a seguinte: a Fresno se reunirá em um estúdio em São Paulo, ligará câmeras e transmitirá o show ao vivo. Tudo acontece no site Netshow.me, no clima de "pague quanto puder". O site funciona por meio de moedas virtuais, cada uma custando R$ 0,50. Para assistir ao show, o mínimo a ser pago são 10 moedas, o equivalente a R$ 5.
- A gente faz shows no Brasil inteiro, mas tem lugares que a gente não chega. Tem gente que não consegue ir no show. Essa ferramenta supre isso para várias pessoas. E tem interação, a gente estimula a galera a participar. Vai ser totalmente interativo - explica o guitarrista Vavo.
Através do chat disponibilizado pela ferramenta, fãs poderão pedir músicas, decidir a ordem das faixas tocadas, fazer perguntas, conversar com os ídolos. Vavo diz que essa interação é uma das características da banda, além de ser um caminho inevitável para novas bandas:
- Desde o início da banda, inconscientemente, tivemos relação próxima com os fãs. Desde a época do mIRC, Orkut, MSN, Fotolog... Tudo é comunicação rápida, direta. Em 1980, o Legião Urbana não tinha isso, se comunicavam por jornal e revista. Quem consegue essa relação mais direta são as bandas atuais, e a gente valoriza muito isso.
O Netshow.me é um serviço lançado em 2013 e, desde lá, apresenta shows de bandas brasileiras e gringas. A inspiração é em apresentações de bandas na Twitcam e em outros serviços do tipo. "O Netshow.me uniu o formato da Twitcam, que aproxima os fãs de seus artistas favoritos por meio da transmissão ao vivo e online, ao conceito de recompensas típico do crowdfunding, no qual o apoio financeiro do público é retribuído de forma criativa pelos artistas, com recompensas que vão desde o envio de um CD autografado até o convite para um encontro presencial com o fã", explica Daniel Arcoverde, cofundador da empresa.