
O velório de Paulo César Pereio será realizado no cinema Estação Net Rio, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O local, inaugurado em 1985, é referência no cinema de arte no Brasil. A cerimônia ocorre nesta terça-feira (15), a partir das 10h, e seguirá até as 15h. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, também na capital carioca, às 16h30min.
Pereio, como era conhecido Paulo César Campos Velho, morreu aos 83 anos no domingo (12). O ator, natural de Alegrete (RS), trabalhou com TV e teatro, mas se dedicou principalmente ao cinema. Participou de mais de 60 filmes ao longo da carreira, incluindo projetos como Terra em Transe, Rio Babilônia e Navalha na Carne.
Entre os artistas que lamentaram a morte está a atriz e apresentadora Cissa Guimarães, com quem ele foi casado nas décadas de 1970 e 1980. No Instagram, ela fez uma postagem emocionada ainda no domingo.
"Pereio, grande amor da minha vida, te sinto e te tenho nos nossos 'sucedâneos' filhos Thomaz e João, que você pediu tanto para mim! Te agradeço, meu amor, por tanto aprendizado e amor. Eu era uma menina e você me mostrou o mundo e o amor pelo nosso ofício!", escreveu.
Cissa prosseguiu: "Fizemos filhos e história, meu amor, e agora temos nossos netos lindos para continuar nosso amor, que será sempre eterno! Brilhe, como sempre, nos palcos e telas do céu, para que todos nós sejamos abençoados pelo seu talento, sua verdade e sua coragem! Te amo e te reverencio!"
E encerrou: "Obrigada pelos nossos sagrados filhos, obrigada, obrigada, obrigada! Vai na luz, meu companheiro, com todo meu amor! Salve Paulo Cesar Pereio!"
Repercussão entre artistas
Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, onde Pereio morou nos últimos anos, e amigo pessoal do gaúcho, fez uma publicação lamentando a morte do ator. Diversos famosos o acompanharam nos comentários.
Elizabeth Savala endereçou os sentimentos à colega e ex-mulher de Pereio: "Cissa Guimarães e lindos filhos, meus sinceros sentimentos". Julio Andrade também prestou condolências: "Ah, meu amigo. Que perda! Meus sentimentos".
Marcelo Serrado comentou: "Que tristeza". E Nizo Neto, um dos filhos de Chico Anysio, que também trabalha com dublagens, relembrou os trabalhos de Pereio como locutor: "Que voz! Triste..."