O Maranhão tem uma rica história. Patrimônio cultural da humanidade, a capital, São Luís, conta com mais de 3,5 mil imóveis dos séculos 18 e 19 e é referência em termos de arquitetura colonial brasileira, principalmente nas fachadas das casas do Centro Histórico.
Em São Luís, fundada em 1612, existe o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina, que é visível em várias fachadas pela cidade ou no Museu de Artes Visuais. Outros destaques arquitetônicos são o Teatro Artur Azevedo, que data de 1817, sendo o segundo mais antigo do Brasil; o Palácio dos Leões, atual sede do governo estadual, que data de 1612; a Catedral neoclássica de São Luís do Maranhão, construída em 1629; o Palácio de La Ravardière, de 1689, onde fica a prefeitura; o Convento das Mercês, de 1654; e a Fonte das Pedras, de 1615.
Na cidade de Alcântara, há muitos prédios em ruínas que foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual. Existe ainda a Ilha do Cajual, próximo dali, onde fica um importante sítio arqueológico do Maranhão, com a presença de fósseis de espécies que também viveram na África e que podem comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente.
Por fim, a cidade de Barreirinhas é a porta de entrada para os paradisíacos Lençóis Maranhenses, que ficam dentro do parque nacional de mesmo nome e com área superior a 156 mil hectares. Em meio a gigantescas dunas de areia, formam-se, com as chuvas, centenas de lagoas naturais onde é possível mergulhar em águas cristalinas, verdes e azuis, e observar vários peixes. Ainda no parque, vale a prática do Boiacross, que consiste em descer o Rio Preguiças e suas águas transparentes em boias, e visitar o farol da Marinha Brasileira.
Natureza, boa comida, história e muito calor. Para o Maranhão, é fácil querer voltar.
Leia também
Conheça a beleza dos Lençóis Maranhenses
Saiba quais são as atrações no interior do Maranhão
PERFIL
Miguel Mantovani Dalla Coletta, 39 anos, é arquiteto e urbanista em Porto Alegre
Lugares que conhece: Argentina, Uruguai, Itália, Portugal, Espanha, França, Áustria, Alemanha, Holanda, Irlanda, Inglaterra, República Checa, Hungria, Vaticano, Polônia, Panamá e St. Maarten
Ainda pretende conhecer: Estados Unidos, Ilhas Maldivas e Austrália