Desde que tenho 12 anos viajo para Nova York com bastante frequência. Minha penúltima viagem para lá foi em abril deste ano, junto com a apresentadora do canal Multishow Didi Wagner e o fotógrafo de moda Jairo Goldflus. Fomos fazer as fotos que ilustram os capítulos do guia Minha Nova York, assinado por Didi, que durante quatro anos explorou a cidade como ninguém atrás de pautas para o programa Lugar Incomum.
Estivemos em 12 locações externas, do Lincoln Center ao Brooklyn e, apesar do frio e da chuva, as fotos ficaram ótimas. Até cachorro a gente conseguiu emprestar para uma foto com as cerejeira em flor no Central Park. Aproveitei que estava com o manuscrito do guia e com a própria autora para seguir algumas das dicas que iriam ser publicadas. Foi uma espécie de "test-drive" do material.
Como já conhecia bem Mid- e Uptown, Didi sugeriu que eu fosse explorar as novidades de Lower Manhattan, região onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center. Eu, que sempre achei longe tudo o que fica para baixo do Soho, resolvi seguir a dica, afinal, se tem alguém que conhece bem Nova York é a Didi.
Antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, eu havia passado pela zona quase "de raspão". Uma vez fui pegar o ferry para a Estátua da Liberdade e Ellis Island e noutra subi no observatório de uma das Torres Gêmeas, que na época era o ponto mais alto da cidade. Cheguei até a tirar fotos na frente da Bolsa de Valores e na Wall Street, mas foi só.
Meio desconfiado e meio curioso, coloquei o manuscrito debaixo do braço e peguei o metrô na direção sul. Mantendo-me fiel às dicas, meu passeio começou do outro lado do East River, na parada de metrô da linha azul High Street. Cruzei a Brooklyn Bridge a pé e fiz ótima fotos com o skyline de Manhattan.
Conforme me aproximava da ilha, ia notando os diferentes edifícios espremidos nas ruas mais antigas da cidade, pois foi ali que Nova York começou. Ao chegar no final da ponte, ao invés de seguir para a esquerda em direção a Tribeca ou ao Lower East Side, fui para a direita, passando pelo South Street Seaport, com suas lojas e restaurantes até entrar no labirinto de ruelas que formam o Financial District, em Lower Manhattan.
Nos últimos dez anos, esta foi a região que mais mudou em Nova York. Segundo as estatísticas da empresa que administra o bairro, hoje há o dobro de pessoas vivendo ali. Há também mais escolas, empresas, hotéis, lojas e restaurantes do que antes de 2001. O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de novos edifícios sendo construídos e o volume de gente nas ruas.
Se não fosse pelos tapumes da Freedom Tower, que, em dois anos, será o prédio mais alto dos EUA, com 104 andares, mal daria para perceber que foi ali que os dois aviões derrubaram as Torres Gêmeas há dez anos. A cada ano, nove milhões de curiosos como eu passam pelas atrações turísticas do bairro. E com a inauguração do Museu e Memorial 11 de Setembro no ano passado, a tendência é que haja cada vez mais movimento.
As duas fontes e os cerca de três mil nomes das vítimas que compõe o monumento terão a companhia de mais de 400 árvores. Já o museu vai abrigar destroços das torres, maquetes e painéis informativos. Para visitar o local é preciso reservar entradas através do www.911memorial.org
Museus, comida e hospedagem
Mas há também museus mais antigos e mais fáceis de entrar, como o Museu do Arranha Céu, que fica ao lado do informativo Museu da Herança Judaica. Vi também que há 12 novos hotéis por ali, ou seja, três vezes mais do que antes dos ataques. Até o fim deste ano, serão mais sete. E nada melhor do que hotel com cheiro de novo.
Dentre as inaugurações está o luxuoso Conrad New York (com restaurantes do celebrado chef Danny Meyer). Mas o W Downtown, o Andaz Wall Street e o Gild Hall também são ótimos e têm diárias muitas vezes bem mais competitivas do que nos hotéis de Mid- ou Uptown.
Opções mais econômicas são o DoubleTree ou o Holiday Inn Express. Na hora em que estava começando a ficar com fome, dei de cara com uma filial da Shake Shack, recomendadíssima pela Didi. A do Madison Square Park tem filas quilométricas, mas ali eu não precisei esperar nem cinco minutos para comer o mais suculento hambúrguer de Nova York, acompanhado por um delicioso milkshake de baunilha.
Para quem quer comer carne, a dica é o P. J. Clarkes, favorito de Frank Sinatra, ou a Delmonicos Steakhouse, que serve os melhores filés da cidade desde 1837. Chocólatras de plantão vão adorar as delicinhas da Financier Pâtisserie ou da Maison du Chocolat.
Um dos capítulos do guia chama-se "Shop Till You Drop", que se traduz aproximadamente como "comprar até cansar". Para os fãs desse "esporte", a megaloja Century 21 tem roupas e acessórios de marcas famosas a preços bem interessantes. A minha sugestão é deixar a loja como última parada do dia, para que, ao sair carregado de sacolas você vá direto para o hotel.
Quem está atrás de eletrônicos e gadgets, a J&R vai ser parada obrigatória. Se sua lista de compras inclui vitaminas, maquiagens e presentinhos mil, você tem que entrar na Duane Reade da Wall Street, que é a maior de Manhattan.
Em resumo, a região está em efervescência e revela muito sobre o espírito nova-iorquino, que sabe levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Uma tarde em Lower Manhattan deve ser para obrigatória na programação de quem vai para os EUA e o guia da Didi deve ir junto, no bolso. Boa viagem!
Serviços
Minha Nova York
Editora Pulp - 2011 - R$ 39,90
www.livrosdeviagem.com.br
South Street Seaport Fulton Street
www.southstreetseaport.com
Museu e Memorial 11 de Setembro
One Liberty Plaza
www.911memorial.org
Museu do Arranha Céu
39 Battery Place
www.skyscraper.org
Museu da Herança Judaica
36 Battery Place
www.mjhnyc.org
Conrad New York
www.conradhotels.com
W Downtown
123 Washington Street
www.wnewyorkdowntown.com
Andaz Wall Street
75 Wall Street
www.andaz.com
Gild Hall
15 Gold Street
www.thompsonhotels.com
DoubleTree
8 Stone Street
www.doubletree.com
Holiday Inn Express
126 Water Street
www.holidayinn.com
Shake Shack
215 Murray Street
www.shakeshack.com
P.J. Clarkes on the Hudson
4 World Financial Center
www.pjclarkes.com
Delmonicos Steakhouse
56 Beaver Street
www.delmonicosny.com
Financier Pâtisserie
62 Stone Street
www.financierpastries.com
Maison du Chocolat
63 Wall Street
www.lamaisonduchocolat.com
Century 21
22 Cortlandt Street
www.c21stores.com
J&R
23 Park Row
www.jr.com
Duane Reade
40 Wall Street
www.duanereade.com
* Vicente Frare conhece mais de 80 países nos cinco continentes. Formado em Hotelaria e Turismo na Suíça, trabalhou em agências de viagem, hotéis, resorts e companhias aéreas em Londres, Flórida, Guatemala, Estocolmo, Ilhas Maldivas e Dubai. No total, foram 13 anos fora do Brasil. Frare contribui para revistas de turismo com seus artigos e fotos e cria guias de viagens personalizados pela editora Pulp, como o Manual de Viagem - Tudo o que você precisa saber antes, durante e depois de viajar.