A partir do próximo domingo, 19 de junho, consumidores da área de concessão da Rio Grande Energia (RGE) terão um desconto médio de 7,51% nas contas de luz. O reajuste tarifário foi homologado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Leia mais:
Senado aprova MP que transfere rombo de R$ 3,5 bi para contas de luz
Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo terceiro mês
Clientes de baixa tensão, entre eles os residenciais, terão abatimento de 7,03% (em média). Já os de alta tensão, como as indústrias, terão desconto maior, de 8,21%. Os novos valores vigorarão para 1,4 milhão de unidades consumidoras localizadas em 264 municípios do Rio Grande do Sul.
De acordo com a concessionária, a diminuição na tarifa está relacionada com a redução da cota de participação na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em 2016. A redução da tarifa em dólar da energia elétrica adquirida da Usina Hidroelétrica de Itaipu também teve reflexo no reajuste. A RGE ainda teve aumento no volume de compra de energia em contratos de cotas com o preço médio de R$ 54,42/MWh e foi beneficiada com a redução do encargo de transmissão de energia até as fontes de distribuição, informa a empresa.