Depois de atores como Tatá Werneck e Caio Castro, Leon e Nilce, do canal CoisadeNerd, e Kéfera Buchmann, do 5incominutos, figuram na lista de personalidades mais influentes entre os jovens brasileiros. A pesquisa feita pela Provokers com o Google e o Meio e Mensagem comprova o que já havia sido revelado nos Estados Unidos, com uma enquete feita pela revista Variety, em 2014: os ídolos desta geração surgiram no YouTube.
Casal do Coisadenerd entre os mais influentes
E isso não é ruim, como imaginam os mais velhos que não entendem o que acontece por lá e subestimam o que é produzido por esses criadores. Alguns concordariam com a renomada psicóloga americana Pamela Rutledge, que em entrevista à ZH, disse que boa parte desses produtores de conteúdo não constroem a fama em cima de uma determinada habilidade. Permita-me discordar. Os donos de canais especializados em games ou maquiagem, por exemplo, já demonstram uma maestria no que fazem e ganham o público pela autenticididade em se comunicar, o que por si só, já é uma grande habilidade.
Pamela Rutledge: "Nas redes sociais, fala-se muito, mas pouco se escuta"
Além disso, eles vão contra o fluxo das celebridades que surgiram na TV ou no cinema, que levam um estilo de vida inatingível pela maioria e ainda dependem de certos padrões para se manterem no mercado. Ganha a internet o que é espontâneo e verdadeiro.
Citando outra pesquisa, jovens americanos quando perguntados sobre o que torna os YouTubers tão adorados, eles mencionam a facilidade de identificação e que assisti-los faz com que se sintam melhores com a própria imagem, já que o sucesso depende da exposição da própria personalidade (com poucas e brutas edições).
Comportamento Digital
Paula Minozzo: eles, os YouTubers
A colunista escreve semanalmente sobre tecnologia e comportamento
Paula Minozzo
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: