Provavelmente, você não conhecia o nome dessa flor bastante utilizada para ornamentar e, tampouco, tinha conhecimento sobre as propriedades benéficas da planta típica da Ásia. Segundo a Rede Mundo Verde, estudos recentes mostram que uma espécie do hibisco possui um antioxidante chamado antocianina em quantidade equivalente a encontrada na uva e no vinho tinto.
Além disso, a flor possui ainda ácido málico, vitamina C e mucilagens. Veja quais são os benefícios que a planta pode trazer para a sua saúde:
:: Coração
As antocianinas diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a oxidação do LDL colesterol. O resultado de pesquisas mostram que as taxas de triglicérides, colesterol total e LDL colesterol eram menores no grupo que usava o extrato de hibisco se comparado aos que não usavam. O consumo do chá de hibisco auxilia ainda na redução da pressão arterial.
:: Funcionamento do intestino
Mucilagens são fibras que ajudam no aumento do bolo fecal o favorecem o bom funcionamento do intestino.
:: Emagrecimento
O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino, diminui a absorção de carboidratos e gorduras e combate a retenção de líquido.
:: Proteção contra câncer
Os antioxidantes têm a função de neutralizar os radicais livres que são produzidos naturalmente em nosso organismo. Quando temos excesso de radicais livres, há maior chance de instalação de doenças degenerativas, como câncer. A vitamina C também ajuda neste efeito preventivo da planta.
:: Combate ao envelhecimento
O excesso de radicais livres também está relacionado ao envelhecimento precoce. Quando há um desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres produzidos pelo corpo e a defesa antioxidante pode haver o envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas e manchas de pele. O hibisco ajuda e frear o processo de envelhecimento.
Preparo
O chá de hibisco deve ser feito com as flores secas da planta, mais especificamente, com uma colher de chá delas em uma xícara de água fervente. Depois, o ideal é deixar tapado por 10 minutos antes de beber.
O chá não tem efeitos colaterais, porém, as gestantes e mulheres que estejam amamentando não devem ingerir a bebida sem orientação médica.
Notícia
Hibisco: conheça a flor que traz benefícios para a saúde
Planta possui antioxidantes em quantidade equivalente a encontrada na uva e no vinho tinto
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: