Foi dada a largada para a escolha das empresas que ficarão responsáveis pela reforma de 93 das 99 escolas públicas municipais de Porto Alegre. Propostas de sete empresas foram recebidas.
Participam da disputa Idea Engenharia e Construtora; Engenharia de Avaliações Perícias e Construções (Engepac); o consórcio Cetus/Elmo, composto pelas empresas Cetus Construtora e Elmo Eletro Montagens; SBM Construções; Previbras Soluções Industriais; Construtora Costamar; e Gennesis Engenharia e Consultoria. A comissão de licitação avalia a documentação apresentada.
As obras foram divididas em cinco regiões: Norte; Centro e região das Ilhas; Leste; Oeste; e Sul. Os interessados podem participar de cada um dos lotes. A prefeitura pretende gastar até R$ 85,21 milhões.
A ideia é reformar também quatro centros comunitários. Serão realizadas obras nos sistemas elétricos e hidrossanitários, nos reservatórios d'água, além de ser feita revisão das instalações prediais como reforma de telhados, nova pintura, instalações de portas e janelas entre outros serviços.
- Já realizamos obras emergenciais de hidráulica e elétrica, compramos mobiliário novo e agora temos que resolver problemas mais estruturais: telhados, muros, na pavimentação interna e pintura das escolas - afirma o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.
As obras deverão ser realizadas em até três anos nas escolas localizadas no Norte, no Oeste, no Leste, e no sul da cidade. No Centro e nas Ilhas o prazo é menor: um ano. Essa diferença, segundo a prefeitura, ocorre porque a quantidade de instituições é menor nestas duas últimas regiões.
- São reformas de maior porte que resolverão demandas antigas e garantirão conforto e segurança em nossas unidades escolares - conta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.
Os recursos sairão dos cofres públicos municipais. Porém, o edital avisa que o contrato poderá ser interrompido por conta do avançado processo de parceria público-privada (PPP), quando a iniciativa privada deverá assumir a manutenção das escolas.