![Jefferson Botega / Agencia RBS Jefferson Botega / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25727952.jpg?w=700)
Nesta terça-feira (7), a formação de um ciclone extratropical trouxe muita chuva ao território gaúcho. Desde as primeiras horas do dia, em todas as regiões do Estado, foram registradas precipitações intensas, com grandes acumulados. Em Santa Rosa, no noroeste do RS, choveu cerca de 166 mm — aproximadamente 18% a mais do que todo o volume de chuva previsto para julho no município. Em Porto Alegre, os índices também foram altos, chegando a 63 mm — medida que corresponde a cerca de 44% da chuva esperada no mês.
As temperaturas seguiram baixas. Em Bagé, na Campanha, foi registrada a mínima do dia no Estado: 2,6°C. A máxima, por sua vez, foi apontada em Erechim, no norte do RS: 16,5°C. Na Capital, a variação térmica ficou entre 10,8°C e 13,5°C.
Na quarta-feira (8), o tempo segue fechado. De acordo com a Somar Meteorologia, ainda há previsão de chuva para todo o Rio Grande do Sul. Durante a maior parte do dia, as pancadas continuam intensas. Também estão previstas descargas elétricas e rajadas de vento que podem passar de 80 km/h. No entanto, a instabilidade perde força a partir da noite, com as precipitações (que passam a ser isoladas e passageiras) ficando mais restritas a áreas do leste gaúcho, como a Região Metropolitana, o Litoral Norte e a Serra.
Para as praias do Estado, a Marinha emitiu um alerta de ressaca no mar, que pode culminar em ondas de aproximadamente três metros de altura.
As temperaturas aumentam em relação às registradas no últimos dias, mas não de forma muito significativa. Em Farroupilha e São José dos Ausentes, na Serra, deve ser sentida a mínima desta quarta (8) no Estado: 6°C. A máxima, 19°C, é esperada em Arroio do Sal e Mampituba, no Litoral Norte. Na Capital, os termômetros variam entre 9°C e 14°C.
Na quinta-feira (9), o tempo volta a ficar firme. O dia começa com nevoeiro na Fronteira Oeste e no noroeste gaúcho. Porém, com a incidência dos raios solares, essa cerração não tarda a se dissipar.
Segundo a Somar, a chegada de um sistema de alta pressão ao território gaúcho inibe a formação de nuvens carregadas. Com isso, o céu fica aberto e o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul.
As temperaturas permanecem baixas. São José dos Ausentes, na Serra, deve registrar mínima de -2°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 6°C e 18°C. No litoral gaúcho, o vento forte persiste, com rajadas com mais de 70 km/h.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Canoas, os termômetros variam entre 9°C e 15°C.
Serra gaúcha: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Cambará do Sul, os termômetros variam entre 7°C e 14°C.
Litoral Norte: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Xangri-Lá, os termômetros variam entre 12°C e 17°C.
Litoral Sul: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em São José do Norte, os termômetros variam entre 10°C e 12°C.
Região Norte: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Erechim, os termômetros variam entre 8°C e 18°C.
Região Noroeste: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Porto Xavier, os termômetros variam entre 11°C e 14°C.
Região Sul: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Capão do Leão, os termômetros variam entre 9°C e 11°C.
Região Central: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Santiago, os termômetros variam entre 8°C e 12°C.
Campanha gaúcha: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Dom Pedrito, os termômetros variam entre 7°C e 10°C.
Fronteira Oeste: a quarta-feira (8) terá tempo fechado, com previsão de chuva, descargas elétricas e vento forte. Em Santana do Livramento, os termômetros variam entre 7°C e 10°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades :
Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 14°C.
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 9°C e máxima de 12°C.
Caxias do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 8°C e máxima de 13°C.
Gramado: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 8°C e máxima de 15°C.
Vacaria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 7°C e máxima de 14°C.
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 9°C e máxima de 11°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 10°C e máxima de 14°C.
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 6°C e máxima de 11°C.
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 18°C.
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 10°C e máxima de 12°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 14°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 9°C e máxima de 16°C.
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 7°C e máxima de 9°C.
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 17°C.
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 17°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 9°C e máxima de 12°C.