Um incêndio de grandes proporções atingiu parte do Morro Santana, na zona leste de Porto Alegre, nesta quarta-feira (3). Moradores relatam que o fogo começou por volta das 15h. Até perto das 23h, focos seguiam sendo combatidos pelo Corpo de Bombeiros.
Às 18h, os bombeiros informaram que a área afetada era principalmente a trilha do morro e que não havia risco de danos a edificações, porque as chamas atingiam somente vegetação e estavam se extinguindo ao alcançar uma estrada.
Por volta das 19h30min, a reportagem de Zero Hora no local acompanhou moradores que atuavam no combate ao fogo a poucos metros de algumas casas.
— Desde as 15h começaram as chamas no morro, começaram a ser feitas ligações para os bombeiros e ouvimos as sirenes só agora. A própria população está apagando todo o fogo do morro aí — declarou Maicon da Silva Rossato, que estava na Rua Gildo de Freitas.
Os bombeiros relatam que o acesso aos locais atingidos pelo incêndio é difícil e que uma viatura chegou a ficar atolada. No entanto, a corporação afirmou que desde a tarde tinha um caminhão atendendo a ocorrência. À noite, cinco guarnições, com dezenas de bombeiros, foram ao local.
A Defesa Civil chegou a orientar a evacuação das áreas atingidas, mas o fogo acabou controlado e não houve necessidade de remoção de moradores, segundo o próprio órgão.
As causas do fogo ainda não foram confirmadas.