O Grupo THV, de Minas Gerais, tem até sete dias para começar a operar com os maquinários na limpeza e retirada de entulhos das ruas de Canoas, na Região Metropolitana. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, o contrato entre a prefeitura e a empresa foi assinado na tarde desta terça-feira (25).
Foram contratadas mais 120 retroescavadeiras, 240 caminhões caçamba e 25 caminhões tipo garra. O maquinário será destinado para a retirada dos entulhos nos bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Mato Grande e Harmonia, atingidos pela enchente.
— Esperamos que a empresa inicie antes dos sete dias, mas agora com o contrato assinado teremos mais maquinário nas ruas — disse o secretário.
Além disso, o município vai abrir a possibilidade de contratação de microempresários que possuem maquinário. A ideia é aumentar o número de máquinas no recolhimento do lixo.
Segundo o secretário de Resiliência Climática de Canoas, José Fortunati, será pago valor por hora máquina. Edital deve ser lançado na quarta-feira (26) com as regras.
Atualmente, 320 funcionários trabalham nas ruas — sendo 120 para o recolhimento de lixo. Outra empresa venceu a licitação para a contratação de 1,2 mil ajudantes. A previsão da prefeitura de Canoas é de que o trabalho de retirada total de entulhos só seja concluído durante o mês de agosto.