Os três albergues municipais de Porto Alegre tiveram 76% das vagas para pernoite ocupadas entre a noite da segunda (17) e a madrugada desta terça-feira (18), quando a temperatura chegou a 3,3ºC na Capital. Das 264 vagas, 201 foram preenchidas entre 19h e 7h. Apesar do frio mais intenso, o número está dentro da média dos últimos dias, segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
A maior lotação registrada recentemente nos albergues foi em 13 de junho — uma noite com mínima por volta dos 5ºC em Porto Alegre — quando 230 pessoas dormiram nos locais (veja os endereços abaixo).
Com a previsão de baixas temperaturas para os próximos dias no Rio Grande do Sul, a prefeitura mantém alerta e vai abrir o ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na Rua Conde d'Eu, no bairro Santana, para pessoas em situação de rua, caso a Defesa Civil indique que as marcas ficarão novamente abaixo dos 5ºC.
Por enquanto, porém, o órgão prevê mínima de 7 ºC para esta quarta-feira (19) em Porto Alegre. Com isso, a prioridade segue para o abrigo nos albergues tradicionais.
Segundo a Fasc, o direcionamento da população de rua é feito pelas equipes de abordagem, dos Centros Pop e dos serviços dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Albergues em Porto Alegre
- Atendimento — Das 19h às 7h
- Albergue Dias da Cruz — Avenida Azenha, 366 – Azenha
- Albergue Acolher 1 — Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
- Albergue Acolher 2 — Rua 7 de Abril, 315 – Floresta