O prefeito Nelson Marchezan confirmou Rodrigo Mata Tortoriello como novo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nesta quarta-feira (1º).
Ainda segundo Marchezan, Tortoriello pode ainda comandar uma secretaria especial de mobilidade, que deve ser criada. O formato a ser empregado para gestão das autarquias ainda não foi definido. O prefeito está em licença paternidade em virtude do nascimento de seu terceiro filho, Benício, na última sexta-feira (26), e por este motivo não conseguiu se reunir com Tortoriello para discutir o formato definitivo.
— Ele já está trabalhando. Deveremos anunciar oficialmente em breve — afirmou o prefeito.
Rodrigo Mata Tortoriello comandou por seis anos a Secretaria de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele pediu exoneração do cargo no último dia 6 de abril, e teve saída anunciada nas redes sociais pelo prefeito Antônio Almas (PSDB), que desejou sorte e conquistas "em uma das maiores capitais do Brasil". A indicação ocorreu via Banco de Talentos da prefeitura.
O novo responsável pela mobilidade urbana em Porto Alegre é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós graduado com MBA em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui formação em gestão pública pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, entre outras qualificações acadêmicas.
Além dos seis anos à frente da Secretaria de Transporte e Trânsito da cidade mineira, ele também foi presidente do Fórum Mineiro de Transporte e Trânsito e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.




