Depois de dias de chuva em Porto Alegre, o Guaíba atingiu 2m13cm no Cais Mauá na manhã desta sexta-feira. Embora ainda esteja em situação de cheia e tenha subido em relação à noite de quarta-feira, quando estava com 2m10cm, a situação é considerada estável pela prefeitura. Uma nova medição deve ser realizada ao meio-dia.
Apesar de alto, o nível das águas ainda está distante da marca de 2015, quando chegou a 2m89cm e bateu um recorde de 74 anos. Na ocasião, pela primeira vez desde a década de 1970 as comportas do Cais Mauá foram fechadas.
Leia mais:
Confira quais ruas seguem alagadas em Porto Alegre
Guarda-chuva quebrado, falta de transporte e ruas alagadas: a rotina sob o mau tempo
Na manhã de quinta-feira, a Defesa Civil realizou uma reunião com lideranças da Região das Ilhas, que costuma ser a área mais afetada, para definir ações caso a água chegue às casas. Nesta sexta-feira, o nível da região também subiu: atingiu a cota de 1m92cm, o que ainda não configura cheia nessa área.
Segundo previsão da Somar Meteorologia, a chuva intermitente que marcou os últimos dias deve dar trégua nesta sexta-feira: o sistema que estava atuando no Estado está se afastando para o oceano e já não traz mais risco de chuva volumosa.