
Com operações iniciadas em outubro do ano passado, o carregador público para veículos elétricos, no centro de Caxias, já foi vandalizado pelo menos três vezes, segundo a prefeitura. O chamado eletroposto fica na Rua Marquês do Herval, em frente à Praça Dante Alighieri, e é mantido pela Rek Parking, concessionária do estacionamento rotativo.
O último dano ocorreu no dia 27 de fevereiro, quando ladrões cortaram os cabos de energia que unem o totem do dispositivo aos plugues que são ligados nos carros. Tanto a fiação, quando os conectores foram levados.
Conforme a Rek Parking, assim que o dano foi detectado, novos cabos foram adquiridos. O reparo aguarda apenas a entrega do material. A empresa disse ainda que não há como mensurar o valor do prejuízo, porque além dos cabos há custos adicionais para reinstalação. "Acreditamos que o maior prejuízo é para os motoristas que ficaram sem o eletroposto público", disse a empresa via assessoria de imprensa.
O carregador fica em duas vagas de estacionamento da Rua Marquês do Herval, que são destinadas exclusivamente para veículos elétricos. O dispositivo é acionado a partir do pagamento do estacionamento pelo aplicativo Rek Pay e libera energia pelo tempo contratado pelo motorista. Assim que o prazo vence, a energia é cortada e pode voltar a ser fornecida com a renovação do tempo pelo aplicativo.
De acordo com a Rek Parking, a média de utilização do dispositivo é de um carregamento por dia. "Muitos desses carregamentos são placas que utilizam frequentemente e agora ficaram sem esse eletroposto devido ao vandalismo".
A empresa afirma que câmeras nas proximidades flagraram a ação, mas não divulgou as imagens. Na região existem câmeras de monitoramento público capazes de identificar os autores. A reportagem solicitou ao município informações a respeito de possível registro do vandalismo e aguardava retorno até a publicação da reportagem.