
A obra de revitalização do acesso ao Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, não será mais tocada pela empresa vencedora da licitação. Na tarde desta sexta-feira (19), o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) anunciou que, após várias notificações para atualizar o cronograma, o município irá rescindir o contrato com a Aura Terraplanagem e Pavimentações, que abandonou o projeto. O motivo alegado é a falta de condições financeiras da empreiteira para dar continuidade ao acordo.
Segundo comunicado da assessoria de imprensa, Adiló determinou a criação de uma frente de trabalho formada pela chefia de gabinete, procuradoria-geral do município, Samae, Codeca e Secretaria de Obras e Serviços Públicos para agilização na retomada dos serviços. Neste sábado (20), a Codeca assume a obra na Rua Cristiano Ramos de Oliveira, entre as ruas Arcângelo Rizzo e Orácio Damiani, onde há bloqueio de trânsito.
De acordo com a nota, o prefeito também busca alternativas para que uma nova empresa assuma o contrato, já que não há segundo colocado no processo licitatório. A Aura Terraplanagem e Pavimentações também venceu licitação para implantar redes de saneamento do Samae. Neste caso, a autarquia está convocando o segundo colocado no certame para dar segmento às obras.
Conclusão era prevista para o fim do ano
A ordem de início de obra foi assinada em maio de 2023 e a previsão de conclusão era para o fim deste ano. Em fevereiro, a prefeitura informou que 30% dos trabalhos haviam sido concluídos. O investimento aproximado é de R$ 40 milhões (com aportes do governo do Rio Grande do Sul, valores financiados via Badesul e outros recursos pagos pelo Samae).
Serão implantados aproximadamente 1,8 mil metros de ciclovia, pavimentados 30 mil metros quadrados de passeios para pedestres com prioridade para a acessibilidade universal, instalada iluminação pública em 1,8 mil metros de vias e executados cerca de 70 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica.
No começo desta semana, a obra estava atualmente na Rua Cristiano Ramos de Oliveira, entre a Arcângelo Rizzo e a Orácio Damiani. Outros pontos do bairro com melhorias viárias e de paisagismo previstos ficam na Avenida Alexandre Rizzo e na Nilceu de Melo Catarina.
No ponto onde a Codeca assume os trabalhos, foram abertas duas valas para colocação de redes de saneamento, bloqueando o trânsito no local há dias, o que deve ser resolvido pela companhia.