Uma blitz do Pioneiro em alguns bairros mostra que a qualidade das calçadas está abaixo do aceitável. Somente nas perimetrais Norte, Sul e Oeste a reportagem constatou 61 pontos deteriorados ou sem calçamento. Em alguns trechos, não há como passar por conta do matagal e barreiras como postes e floreiras.
Esse demonstra o quanto a indiferença com o pedestre é gritante em Caxias do Sul. No Cruzeiro, por exemplo, uma cratera na Rua Antônio Broilo, perto de uma parada de ônibus, força pessoas a invadir o trajeto dos carros ou atravessar para o outro lado.
- Faz mais de seis meses que esse buraco se abriu. Pode notar que todas as pessoas procuram caminhar pelo outro lado. Eu quase caí dia desses porque a água escorre do buraco, faz limo e deixa o piso escorregadio - diz a manicure Cátia Maciel, 42.
Crianças enfrentam descaso também na saída da Escola Estadual Dario Granja Sant'Anna, no bairro Floresta. Ao lado da escola, os pequenos dividem a Rua José Cachapuz de Medeiros com os carros por falta de calçada em um terreno tomado pelo mato. A telefonista Bernardete Santini, 45, protocolou pedidos no Alô Caxias, mas não obteve resposta.
- Há anos peço que façam uma calçada para as crianças do colégio. Para que todos possam caminhar em segurança e não no meio da rua - reclama Bernardete.
Mobilidade
Calçadas estão abandonadas nos bairros de Caxias do Sul
Em muitos pontos de grande circulação de pessoas não há passeio público
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: