Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já pode saber a sua nota. Os resultados individuais de desempenho na prova foram divulgados por volta das 18h desta sexta-feira no site enem.inep.gov.br/participante. Para ter acesso às notas, basta ao participante informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.
Clique aqui para conferir suas notas no Enem 2015
A senha do Enem é a mesma que será usada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá as inscrições abertas na segunda-feira, 11, e encerradas na quinta-feira, 14. Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.
Ao conferir os resultados, os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Ainda não é possível conferir o espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
Logo após a divulgação dos resultados, muitos candidatos reclamaram que não foi possível acessar a nota da redação - apenas a média das provas objetivas estava disponível no sistema. Apesar de não confirmar o problema, a assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu as seguintes orientações:
Se você não consegue acessar a nota da redação no Enem 2015
- Limpe o cache de seu navegador
- Atualize a página de resultados
Maior nota do Enem 2015 foi em matemática
A divulgação das notas máximas e mínimas das provas objetivas trouxe uma surpresa: matemática teve a maior nota já registrada no exame, com 1.008,3. Na edição anterior do Enem, a máxima ficou em 973,6. O desempenho mínimo em 2015 foi de 280,2.
"A tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área", informou o Inep, por meio de nota.
A prova de ciências da natureza registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6.
Os resultados são calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.
Participantes do Enem não terão acesso à correção da redação nesta sexta
Nos dias 24 e 25 de outubro, 5,7 milhões de candidatos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio. Além da disputa de vagas pelo Sisu, a nota do Enem poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de Ensino Superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.
* Zero Hora com Agência Brasil