A competitividade dos negócios depende de uma série de decisões e estratégias. O que pode ser considerado um detalhe, na maioria das vezes se mostra decisivo logo ali na frente. É o caso do setor de logística, fundamental não apenas para empresas que vendem produtos e querem oferecer frete rápido e com custo baixo.
Em situações de emergência, como a manutenção de equipamentos essenciais, ter agilidade e capilaridade pode salvar vidas. É o caso de hospitais, por exemplo. Máquinas específicas que demandam a entrega rápida de peças para continuar atendendo os pacientes dependem diretamente de um sistema de entrega eficiente.
– Dificilmente uma empresa com operação programada para o transporte tradicional conseguiria fazer esse tipo de operação – observa o diretor comercial da CCA Express, Guilherme Picolli.
Especializada em soluções de logística, a empresa está acostumada a atender clientes nesse tipo de situação. Certa feita, em um grande festival de música do Brasil, um elevador – responsável pelo conforto de ídolos mundiais – parou de funcionar. Em poucas horas, a peça necessária para o reparo estava lá.
Com sede em Caxias do Sul, a CCA Express tem 25 anos de experiência em transporte rodoaéreo – além de algumas soluções fluviais, especialmente no norte do país. São mais de 80 unidades de agentes credenciados em todo o território nacional, garantindo atendimento rápido e seguro a mercadorias de alto valor agregado, como as indústrias automotiva e hospitalar.
Em entrevista, Guilherme Picolli dá mais detalhes sobre esse tipo de operação:
Por que é importante contar com suporte de uma empresa especializada?
Vou dar um exemplo que explica isso muito bem. Entre nossos clientes está uma indústria multinacional de ar-condicionado. A expedição da carga vai de modal rodoviário, já que é uma venda programada, tem rotina com as lojas. Mas no pós-venda, quando estraga o equipamento de um hospital, por exemplo, não tem como deixar uma UTI sem ar-condicionado. A peça necessária está na matriz e isso precisa ser consertado para ontem. Coletamos e no dia seguinte já atravessou o país, está à disposição do técnico.
É preciso ter frota reserva, disponibilidade de malha aérea e, na ponta de entrega, veículo disponível. Um processo bem desenhado com muita folga para atender esse tipo de operação mais pesada, de mais urgência.
Como funciona a contratação?
Tem o cliente que nos contrata por necessidade, quando surge uma “bronca”. Estragou uma peça da injetora que vai parar a produção toda, por exemplo. Fazemos a cotação para o caso fechado. Tudo muito rápido.
O segundo grupo é de contrato. A empresa nos apresenta sua realidade e a média de envios diários. Atendemos também, mesmo que seja uma estimativa e não um número fechado de envios. Fecha-se um valor médio. Tem muita situação recorrente. Se o cliente quiser alcançar o Brasil todo em cinco dias, por exemplo, o que já é uma margem folgada, a gente monta a operação.
Quais são os diferenciais do atendimento da CCA Express?
Temos um cliente que define dizendo que nosso transporte é gourmet. Eu digo que é mais personalizado. A nossa solução parte de uma consultoria, onde se entende os problemas com a operação. Geralmente é um produto que justifica a procura por um transporte de valor agregado: eletrônicos, autopeças. Tudo que é pequeno e caro tem potencial para a logística aérea, que é nossa principal atuação.
Também entendemos a necessidade de capilaridade. Alguns clientes enviam para o Brasil inteiro, até porque o e-commerce possibilita isso. Conseguimos entregar e captar em todos eles. Temos clientes em Belém, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza, por exemplo.
Quais são os maiores riscos quando se trata de logística?
Nosso maior risco é de infraestrutura, principalmente nos aeroportos. A malha aérea ainda é muito restrita para a capacidade de carga que a gente tem. Estados Unidos e Europa têm malha aérea cargueira: se tem mais carga para viajar, coloca mais voo. Aqui, entra no gargalo e a disponibilidade do voo é estruturada em cima da quantidade de passagens vendidas. Esse é outro motivo para contar com um especialista, que sabe qual companhia opera melhor em cada rota naquele dia específico.
Como a empresa blinda os clientes em relação a esses riscos?
Conseguimos driblar esses problemas graças à capacidade de gestão do processo. Fazemos a composição dos modais, garantindo o melhor uso da malha aérea e da frota rodoviária, que também é complexa, com mais de 500 veículos fazendo coletas e entregas nas mais de 80 bases. Identificamos cada situação e, quando necessário, empregamos recursos específicos como voos dedicados, em aeronaves menores, não dependendo apenas da malha comercial.