A ex-primeira-dama americana Rosalynn Carter, esposa do ex-presidente Jimmy Carter, morreu neste domingo (19) aos 96 anos, em sua casa na Geórgia, nos Estados Unidos. O comunicado foi feito pela organização sem fins lucrativos do casal.
"A ex-primeira-dama Rosalynn Carter, uma apaixonada defensora da saúde mental, dos cuidados e dos direitos das mulheres, morreu neste domingo, 19 de novembro, às 14h10min [11h10min de Brasília] em sua casa em Plains, Geórgia, aos 96 anos de idade. Morreu pacificamente, com sua família ao seu lado", informou o Centro Carter em nota.
Rosallyn e Carter se casaram em 1946, 15 anos antes de ele ser eleito governador da Geórgia. O democrata foi o 39° presidente dos Estados Unidos. Durante o mandato do marido, de 1977 a 1981, Rosalynn foi politicamente ativa, atuando em prol de temas sociais, como saúde mental.
Depois de deixar a casa branca, o casal criou a fundação The Carter Center para atuar na mediação de crises internacionais e observador em processos eleitorais. Rosalynn continuou dedicando-se a causas sociais e escreveu livros, como Helping Yourself Help Others (1994), no qual conta sobre o tempo em que foi cuidadora de seu pai e avô e fala sobre a importância da saúde física e mental de pessoas que trabalham como cuidadores.
Em maio deste ano, o The Carter Center publicou uma nota anunciando que Rosalynn tinha sido diagnosticada com demência. Antes de falecer, a fundação fez um comunicado informando que a primeira-dama entraria em cuidados paliativos.
"Rosalynn foi minha parceira igual em tudo que conquistei", disse o ex-presidente Carter no anúncio de falecimento da esposa, publicado pela fundação neste domingo. "Ela me deu sábias orientações e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn existiu, sempre soube que alguém me amava e me apoiava", concluiu.
Rosalynn deixa o marido, Carter, de 99 anos, quatro filhos, Jack, Chip, Jeff, e Amy, 11 netos e 14 bisnetos.
A fundação criou um memorial online para Rosalynn, onde é possível conferir informações sobre a vida e carreira da ex-primeira-dama.