Cerca de 70 participantes do projeto Passarte, desenvolvido na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, já estão trabalhando após receberem a doação de 12 toneladas de materiais de papelaria para reciclagem. Depois da reportagem publicada pelo jornal Diário Gaúcho de 8 de abril sobre o projeto, que arrecada materiais escolares e de escritório que iriam para o lixo e trabalha na sua reforma, por meio de processos gráficos e de costura, a iniciativa recebeu diversas contribuições.
— Foram muitas ligações de pessoas que queriam nos entregar as doações. Algumas trouxeram até a Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada (AAAPIP), mas outras não conseguiram, por causa da distância — conta o idealizador do Passarte, Filipe Binotti Pessoa, 20 anos.
Bom destino
A maior doação foi realizada pelo comerciante aposentado Camilo Rauber, 70 anos, integrante do Lions Clube Bela Vista. Após ler a matéria, ele decidiu doar o estoque parado de sua papelaria que, hoje, não funciona mais.
— Acredito que está indo para um bom destino. São quase R$ 300 mil de materiais que não foram utilizados. Eu trabalho no Lions e fazemos várias ações que visam a atender necessidades da sociedade. Vi na matéria um rumo oportuno para os materiais que tínhamos em estoque — afirma Camilo.
As toneladas em papel, canetas, tintas, entre outros materiais, foram distribuídas em Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul, locais onde funciona o projeto. Mas, antes de começar as reformas, Filipe explica que todo o material passará por triagem:
— Todas as crianças da AAAPIP estão envolvidas na seleção dos materiais que podem ser reutilizados.
Em um breve balanço, Filipe garante que, com o volume da doação, o projeto conseguirá ajudar mais de mil crianças com os kits escolares:
— Acredito que vamos entregar em 20 escolas públicas de Porto Alegre.
ONDE DOAR
Novo ponto de entrega
/// A partir de 1 º de junho, o Passarte contará com um ponto de entrega de materiais no 3 º andar do shopping Bourbon Wallig, na Avenida Assis Brasil, na Capital.
Outros locais para doar
/// AAAPIP: Avenida Presidente Vargas, 660, bairro Arquipélago, Porto Alegre. Telefones: (51) 3211-6156 e (51) 98603-0666, com Carla.
/// Comunidade de Aprendizagem Karuna: Avenida Inconfidência, 740, Centro, Canoas.
Telefone: (51) 99993- 8347, com Matheus.
/// Acompanhe a ONG Passarte pelo Instagram ou Facebook.
/// Informe-se sobre outras formas de contribuir pelo telefone (54) 98446-2765, com Filipe.