O grupo de deputados estaduais e federais que visitou o aeroporto Salgado Filho nesta segunda-feira (10) saiu chocado com o que viu. Alguns gravaram vídeos para as redes sociais, cobrando celeridade ou registrando suas impressões.
Por mais que se tenha noticiado os estragos provocados pelo alagamento, parte deles disse que não tinha ideia da situação. Para quem acompanha as explicações da presidente da Fraport, Andreea Pal, a reunião foi mais do mesmo, com o acréscimo do constrangimento diante de soluções simplistas para um problema complexo.
Acompanhada de dois técnicos, a executiva explicou a complexidade dos testes que avaliarão a extensão dos danos provocados à pista e disse que espera receber recursos do governo federal, porque esse tipo de desastre não está previsto no contrato. Andreea reafirmou que a Fraport pode até reabrir o aeroporto sem ter concluído toda a reforma do terminal, mas não abre mão da segurança na pista.
Explicou que o Salgado Filho está sem água e sem energia elétrica, porque a subestação queimou e terá de ser trocada. Ao afirmar que o sistema de iluminação da pista foi afetado, foi questionada por um deputado sobre a possibilidade de autorizar somente voos diurnos. A resposta foi algo como "claro que não".
Vídeo de deputado
O deputado Gustavo Victorino (Republicanos) publicou no Instagram um vídeo no qual conta que perguntou se a Fraport não poderia testar a pista pousando um avião de carga (assista abaixo), como se a vida do piloto e do copiloto não contassem. No mesmo vídeo ele se retrata, reconhecendo que as vidas dos pilotos de aviões de carga e de carreira têm o mesmo valor.